- Publicidade -

Estúdio experimental SuperUber completa 20 anos, com exposição

Publicado em:

Criado por Russ Rive e Liana Brazil, o estúdio experimental SuperUber completa 20 anos em 2023. Para comemorar, a empresa vai promover uma exposição de portas abertas, do dia 15 ao dia 18 de março, em sua sede, na Gamboa, no Rio de Janeiro.

Focada em promover experiências que vão desde instalações individuais até exposições, performances e festivais, a SuperUber é hoje uma das produtoras mais conceituadas no Brasil quando o assunto é a união de arte e tecnologia. Com cerca de 400 projetos espalhados por 15 países, a SuperUber é pioneira no ramo e esteve sempre um passo à frente nessa integração, utilizando tecnologia inovadora a favor da emoção e da narrativa de cada projeto.

“Somos uma escola. São 20 anos formando pessoas. Ajudamos a inventar o mercado, e continuamos aprendendo num ambiente coletivo e colaborativo. Os projetos buscam novas formas para explorar temas atuais: se em 2007 estávamos experimentando com mapeamento de projeção para contar a história de um prédio histórico, hoje estamos experimentando com inteligência artificial para imaginar as profissões do futuro e colocando as mãos das pessoas dentro da tela para contar a história bombástica dos NFTs”, diz Liana, fundadora e diretora criativa da empresa.

SuperUberQuem for a exposição poderá conferir imagens de bastidores e projetos emblemáticos da trajetória do grupo SuperUber como a instalação Light Cubes, criada para a Bienal Mundial da Criatividade, nos Estados Unidos, em 2010, que virou um ícone da sede da Gamboa. Tem também o Super Pong, um jogo-instalação inspirado no Atari e no totó, criado para a exposição Pelé Station em Berlim, em homenagem ao Pelé, durante a Copa do Mundo de 2006. A instalação é a mais viajada da produtora: passou por diversos países, como Inglaterra, Índia e Estados Unidos.

O visitante também poderá conversar com a inteligência artificial chamada Iaiá, treinada especialmente para a exposição, e conferir performances de Live Coding (de 18h às 18:30h nos dias 15 e 16/03), com Carlos Vamoss, diretor de tecnologia da SuperUber e artista digital. Na performance, o público poderá acompanhar ao vivo, numa projeção, o processo de composição de música e animações sendo programadas em tempo real – assistimos, ao mesmo tempo, o código sendo manipulado e o resultado visual e musical desta manipulação.

“Temos muitos motivos pra comemorar e queremos dividir isso com as pessoas. Ao longo de 20 anos da SuperUber, criamos um jeito próprio de misturar as coisas. Começamos explorando a mistura de mídias e disciplinas, criando um laboratório de experimentações com vídeo, animação, som, eletrônica, software, projeções, esculturas e ambientes, para criar experiências presenciais, sempre tendo como motivação a paixão por experimentar”, festeja Liana.

​Além da exposição de vinte anos, a SuperUber inaugurou no Rio de Janeiro, o Memorial às Vítimas do Holocausto, que acaba de abrir suas portas em janeiro. Inspirado nos conceitos de resiliência, empatia e resistência, o projeto museográfico criado pela SuperUber faz uma leitura deste trágico episódio da história mundial, através do olhar daqueles que viveram e sobreviveram ao Holocausto. Tudo de forma interativa para que os visitantes se conectem com o passado e reflitam sobre o futuro. “Criamos um circuito onde o visitante está a todo momento sendo provocado a refletir através de diversos estímulos _ som, imagem, toque, iluminação, tornando a experiência imersiva ainda mais impactante”, explica Liana.

Nessas duas décadas de atuação, a SuperUber também assina diversos projetos presentes em importantes instituições como, o Museu do Amanhã, Biblioteca Parque Estadual, Casa Firjan e Instituto Moreira Salles (lMS); além de outros tantos pelo país, como, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no Memorial de Minas Gerais, e no Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte.

Além dissp, gGrande parte de seu portfólio conta também com importantes eventos internacionais, como o The Creators Project (EUA, Espanha, China e Brasil), Spot Festival (Dinamarca), Victoria & Albert Museum (Inglaterra) e SxSW Festival [EUA].

Ao longo de 20 anos, a empresa já criou mais de 400 projetos multidisciplinares pelo mundo, como o vídeo-cenário do clipe “I Was Here”, de Beyoncé, gravado na sede das Nações Unidas, em 2012. Para o lançamento​, ​como parte da campanha do Dia Mundial da Ação Humanitária, a SuperUber criou uma enorme tela curva composta, a maior interna já feita no mundo, com projeções de 240 graus, transformando um dos interiores mais icônicos e imutáveis do mundo – a Assembléia Geral da ONU. A performance foi dirigida por Kenzo Digital, em associação com a agência Droga5, Ridley Scott Associates (RSA), SuperUber, Dirt Empire e Founding Fathers.

Em Nova Iorque, a SuperUber criou a instalação FR-EE para a exposição “You Are The Context”, no Museu Guggenheim. Criada em parceria com a FR-EE (Fernando Romero Enterprises), a obra é uma projeção mapeada sobre a maquete da cidade utópica FR-EE, com narrativa de animações e som. Também nos EUA, a produtora criou o projeto digital e interativo da exposição permanente “Feathers to the Stars”, do Frost Science Museum, em Miami, sobre o passado, presente e futuro do vôo. O conteúdo trilíngue apresenta uma colagem de elementos, onde coexistem diferentes estilos para contar uma história complexa, numa exposição que privilegia a experimentação.

SERVIÇO
SuperUber 20 anos
Data: de 15/03 a 18/03/23
Local: R. Silvino Montenegro, 78 – Gamboa, Rio de Janeiro
Hora: 14h às 19h (Performance de Live Coding, sábado dia 18/03 às 17h)
Entrada franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -