- Publicidade -

Fiocruz e UNIRIO lançam documentário Orquestras Sociais

Publicado em:

Durante o ano de 2022, estudantes do Instituto Villa-Lobos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), deram oficinas em projetos sociais de formação de orquestras e, ao mesmo tempo, os participantes dos projetos foram à Universidade, conheceram os espaços, participaram de masterclasses e ensaios para o concerto que celebrou o sucesso do projeto Orquestras Sociais – Cultura e Cidadania, uma realização da Fiocruz e da UNIRIO, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Todo esse processo de troca e aprendizagem, que criou pontes e realizou sonhos, pode ser visto no documentário Orquestras Sociais.

 Participaram do projeto cinco instituições socioculturais de formação de orquestra no Rio de Janeiro – Orquestra Solar Meninos de Luz (Cantagalo), Casa Amarela (Providência), Escola de Música da Rocinha, Projeto Além do Morro (Chapéu Mangueira e Babilônia) e Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – Fiocruz (Petrópolis). As instituições foram selecionadas por oferecerem projetos de formação de orquestra com aulas e prática orquestral gratuitas, que contribuem para a disseminação e fortalecimento das artes e da cultura, entendidas como direito social fundamental.

“Nossa visão de saúde não é apenas a ausência de doença. Nós trabalhamos muito com as comunidades na visão de que saúde é bem-estar, é felicidade, realização, e, mais do que tudo, é um direito. Nós entendemos que o direito à arte é sagrado”, declara Félix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí, Política, Cultura e Saúde, Fiocruz – Petrópolis, em um dos seus depoimentos para o documentário.

Durante seis meses, oito graduandos-monitores do Instituto Villa-Lobos realizaram oficinas nestas instituições para aperfeiçoamento técnico-musical dos integrantes. Alguns desses monitores, inclusive, despertaram seus interesses pela música em projetos sociais. Eles se sentiram emocionados por poderem retribuir e incentivar jovens e crianças a investirem no estudo da música. “Tem sido maravilhosa essa experiência. A cada dia que eu dou uma aula eu saio mais realizado e feliz. Comovido de estar participando deste projeto”, declara o saxofonista Gustavo Spíndola em seu depoimento para o documentário.

 Documentário será lançado no dia 29 de março (quarta), com exibições às 15h, às 17h e às 19h, no Centro de Letras e Artes da UNIRIO (Av. Pasteur, 436, Urca). As sessões contarão com a presença de estudantes dos projetos, monitores e professores que assistirão o filme pela primeira vez. Emoção garantida!

Após o lançamento, o documentário Orquestras Sociais estará disponível gratuitamente no canal do YouTube do Núcleo de Imagem e Som (NIS) da UNIRIO [youtube.com/@nisunirio].

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -