- Publicidade -

Instituto Ling e Museu do Amanhã lançam ciclo de formação gratuito com foco em arte e tecnologia

Publicado em:

O Museu do Amanhã e o Instituto Ling acabam de lançar o projeto gratuito de formação Arte do Amanhã, focado em arte e tecnologia.  O ciclo de aprendizagem será composto por uma etapa on-line e uma etapa presencial. A primeira, que acaba de abrir inscrições, consiste num Ciclo de Encontros Investigativos, que contará com seis módulos temáticos, trazendo 20 profissionais criativos de relevância em diferentes áreas no cenário das artes, entre 10 de abril e 18 de maio.

Inaugurando os trabalhos, haverá um encontro de abertura ministrado pelo curador do projeto, o artista visual Batman Zavareze, em 5 de abril. Entre os assuntos que integram o programa estão Música e Narrativas Sonoras, Artes Performáticas, Audiovisual, Artes Plásticas, Design e Novas Mídias.

“Arte do Amanhã é um mergulho teórico e prático que pretende estimular uma criação lúdica entre artistas e participantes. Traremos um time diverso de provocadores dispostos a ouvir e compartilhar suas experiências e contribuições para o ciclo de encontros. Juntos, eles serão capazes de pensar e fazer arte e tecnologia hoje e no futuro. Mais do que resultado, nosso foco é no processo, na caminhada de descoberta conjunta ao longo desta jornada”, conta Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã.

“Entendemos que as intersecções entre arte e tecnologia serão como pontes com as novas gerações de públicos e com a subjetividade no futuro. Se pensarmos que em todas as esferas do nosso cotidiano, a tecnologia tem sido presente em diferentes camadas, por que, por exemplo, não aproximar as ferramentas de inteligência artificial do pensar e do fazer artístico? Queremos que os participantes saiam com muitas dúvidas e insights de como construir o caminho para a Arte do Amanhã”, reflete Carolina Rosado dos Santos, gestora do Centro Cultural Instituto Ling.

O programa é uma oportunidade para que a comunidade artística se aprimore nas novas tecnologias, abrindo espaço para outros formatos e poéticas. Entre os provocadores que guiarão o Ciclo de Encontros Investigativos estão os artistas visuais Fernando Velázquez e Daiara Tukano, a diretora e roteirista de cinema Sabrina Fidalgo, a atriz e escritora Bianca Ramoneda, a compositora e cantora Saskia, as artistas performáticas Vitória Jovem Xtravaganza e Viní Ventania Xtravaganza (Irmãs Brasil), o diretor de criação e cenógrafo Andrey Hermuche e o artista visual Rafa Diniz.

A proposta é estimular trocas orgânicas entre o público participante e os artistas, que atuarão como verdadeiros provocadores.

Ao final da etapa online, participantes que tiverem completado, no mínimo, dois módulos do Ciclo de Encontros Investigativos poderão se inscrever no processo de seleção da residência presencial que será realizada no Laboratório de Atividades do Amanhã, no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 30 de julho. O objetivo da residência é proporcionar uma experiência prática de criação no encontro entre arte e tecnologia, além de fornecer mais ferramentas e estímulo para a produção de uma experiência, atividade ou protótipo que ponha em prática o que foi visto durante a formação. O Laboratório de Atividades do Amanhã e o Instituto Ling formarão um comitê que selecionará quatro projetos para participar da Residência.

Os encontros on-line são através da plataforma Zoom. Serão 3 encontros semanais por módulo, das 19h às 22h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -