- Publicidade -

“Onde estamos imersas” no Teatro Angel Vianna

Publicado em:

Após estrear no Sesc Copacabana em dezembro de 2022, o espetáculo “Onde estamos imersas” segue para o Teatro Angel Vianna do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, importante espaço para a dança na capital.

Desdobramento da pesquisa de doutorado da coreógrafa Dani Lima a respeito das práticas de anatomia experiencial, a obra pressupõe que não há separação entre as dimensões micro e macro, pois estamos imersas numa continuidade fluida onde tudo que penetramos nos penetra, não havendo distinção material entre nosso corpo e o corpo do mundo.

A proposta de “Onde estamos imersas” surgiu a partir da pesquisa de Dani Lima sobre uma metodologia experiencial de estudo de anatomia e fisiologia – o Body-Mind Centering, criado pela norte-americana Bonnie Bainbridge Cohen – que explora o movimento, o toque e a voz para compreender como a mente se expressa através dos vários sistemas do corpo e vice-versa.

Em cena, estão Babi Fontana, Bela Alarinjó, Camila Venturelli, Luana Bezerra, Lucas Brandão, Ludmila Rosa, Luzé Gonçalves, Ricardo Cabral, Tais Almeida e Tayson Pio, artistas com múltiplas trajetórias que passaram a integrar este processo desde o momento em que Dani se propôs a realizar um laboratório online para explorar temáticas relacionadas ao espetáculo, durante a pandemia.

“Estamos na crise do Antropoceno, essa era geológica na qual os efeitos da ação humana passaram a deixar marcas irreversíveis nos sistemas geológicos, biológicos, atmosféricos e sociais. Como podemos encontrar novos modos de seguir vivendo aqui?”, indaga Dani Lima. “Esta pesquisa busca instrumentar o poder de ação do corpo através da aprendizagem de um saber-sentir, relacionando em continuidade a matéria do corpo com a matéria do mundo. Treinar essa escuta do corpo é um gesto de sobrevivência”, acrescenta a coreógrafa.

“Onde estamos imersas” traz ainda reflexões nascidas de diálogos com o pensador Ailton Krenak, com o filósofo Emanuele Coccia, e com as biólogas Lynn Margulis e Donna Haraway, entre outras. Propõe um compêndio de corpos-paisagens que fabulam novos gestos de cultivo, sintonização, cuidado e conexão com corpos humanos e não-humanos.

SERVIÇO:
Onde estamos imersas
Apresentações: 31 de março, 01 e 02 de abril
Dias e Horários: Sexta e Sábado, às 19h. Domingo, às 18h.
Teatro Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro: Rua José Higino, 115 – Tijuca
Entrada Gratuita – Reserva de Ingressos: https://linktr.ee/ondeestamosimersas
Link direto – Inscrição Oficina: https://forms.gle/VNQjmBfm7wnNwEbY7
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Instagram: @ondeestamosimersas

 No último dia de apresentação (02 de abril), acontece também uma oficina em que os participantes terão contato com um pouco deste processo criativo, através da abordagem de alguns princípios de anatomia experiencial.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -