- Publicidade -

Tapetes Contadores fará circuito por pontos culturais

Publicado em:

Tapetes ContadoresDono de uma proposta artística diferenciada, que é referência internacional na arte de contar histórias e criação de cenários têxteis, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias celebra 25 anos de arte e vida realizando uma série de apresentações culturais em 19 espaços na cidade do Rio de Janeiro.

“Com nossos tapetes costurados, convidamos as crianças a viajarem pelo mundo através das histórias, descobrindo novas culturas e saberes, com muita coragem e esperança. O brilho nos olhos das crianças: eis a essência do nosso trabalho” explica Warley Goulart, fundador dos “Tapetes Contadores” – grupo que já representou o Brasil em mais de 16 países e em quatro idiomas diferentes.

O Circuito Tapetes Contadores 25 anos percorrerá o Centro Cultural Banco do Brasil, MAR, bibliotecas populares, lonas e arenas culturais em diferentes bairros da cidade, trazendo um repertório com encantadoras histórias, que ganham mais vida através de tapetes tridimensionais, pergaminhos bordados e painéis feitos à mão – criados na França, Brasil e Peru, além de malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano que servem como cenário. Os contos serão narrados por Warley Goulart, Rosana Reátegui e Cadu Cinelli – fundadores do projeto no Brasil.

O ponto de partida para a comemoração será o MAR – Museu de Arte do Rio, com a apresentação do espetáculo Presente de Aniversário, no dia 25 de março de 2023, às 14h, dentro da programação do Festival Crianças no MAR. São contos do mundo inteiro que falam da importância da comemoração da vida em comunhão com quem mais amamos. Em seguida, o Circuito Tapetes Contadores – 25 anos terá sessões na Arena Chacrinha (1 de abril), Cidade das Artes (2 abril), Biblioteca Municipal Campo Grande (4 abril), Biblioteca Municipal Rio Comprido (5 de abril), Arena Jovelina Pérola Negra (8 de abril – com intérprete de LIBRAS).

O Centro Cultural Banco do Brasil, espaço onde o grupo realizou sua primeira contação de histórias (ano 1998, na rotunda e já realizou diversas sessões de histórias ao longo de sua trajetória, receberá uma minitemporada do Circuito Tapetes Contadores 25 anos. A cada domingo, a partir do dia 9 de abril, o grupo apresentará um repertório diferente, composto por narrativas da literatura infantil e contos de tradição oral. O público poderá conferir quatro diferentes espetáculos: “Sol, chuva e tapete”; “Cabe na mala”, “Palavras Andantes” e “Conta um causo, ganha um aplauso”.

“Sol, chuva e tapete” apresenta contos clássicos narrados com os tapetes tradicionais do acervo do grupo, criado em sua origem na França; “Cabe na mala” apresenta mala, avental, caixas de tecido e luz para literatura mundial e nacional; “Palavras Andantes” compartilha o acervo de painéis feitos em parceria com o projeto peruano Manos que Cuentan; e “Conta um causo, ganha um aplauso” compartilha as ilustrações originais em tecido feito para histórias brasileiras, como a Congada de São Benedito em Uberlândia.

“Transformamos a arte de contar histórias no Brasil a partir do momento em que começamos a costurar cenários para contar histórias para crianças. Não havia nada igual antes. E o Rio de Janeiro foi o berço desta ideia, que se espalhou aos quatro cantos do mundo. Nada mais recompensador comemorar 25 anos em nossa própria cidade, fonte de inspiração.” , ressalta Warley.

SERVIÇO
CIRCUITO TAPETES CONTADORES 25 ANOS
22 apresentações | 19 Espaços Culturais contemplados
Toda a programação é gratuita

E a partir do dia 6 de novembro, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias percorrerá cinco cidades fluminenses para realizar o Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos, que é mais uma ação para marcar os 25 anos de criação do grupo, que é dono de uma proposta artística diferenciada e referência internacional na arte de contar histórias e criação de cenários têxteis. A série de apresentações, com um dia dedicado às escolas e outro para famílias, terá lugar no Rio de Janeiro, na Biblioteca Parque (dias 6 e 7) e Rocinha (dia 8); Volta Redonda, na Fundação Cultural CSN (dias 10 e 11); Macaé, na Escola Rinha das Artes (dia 17); Casimiro de Abreu, no Museu Casa Casimiro de Abreu (dias 24 e 25) e Rio das Ostras, no Teatro Municipal Joel Barcellos (dias 26 e 27).

Para as apresentações, o grupo apresentará um repertório composto por narrativas da literatura infanto-juvenil e contos de tradição oral. A programação contempla três diferentes espetáculos – Sol, chuva e tapetes (para público de 3 a 6 anos), Palavras Andantes (para o público de 6 a 10 anos) e Ponto De Transmutação (para o público de 11 a 14 anos).

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -