- Publicidade -

3° edição do Festival Música que Transforma

Publicado em:

Utilizar a música como instrumento de transformação social sempre foi um dos objetivos da Orquestra Petrobras Sinfônica, fortalecendo esse compromisso, a 3° edição do Festival Música que Transforma acontece, em formato virtual pelo Youtube da Orquestra Petrobras Sinfônica e presencial na Fundição Progresso, de 27 a 29 de abril, com oficinas, palestras, mesas redondas, masterclasses e concertos.

Toda a programação da 3° edição do Festival Música que Transforma é gratuita e aberta ao público. A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é a anfitriã do evento, que promove a integração entre projetos sociais musicais.

Nesta terceira edição, destacam-se palestras, oficinas e masterclasses que tratam de temas presentes no cotidiano de estudantes de música, como oficinas sobre cuidado e manutenção de instrumentos de cordas e técnicas para relaxamento. Monique Andries, coordenadora do Educativo e da Academia Juvenil e responsável pela curadoria do evento, menciona que o tema da inclusão também será contemplado, por meio de oficinas sobre Acessibilidade a concertos e Ensino de Música para pessoas cegas e de baixa visão.
“A programação desta 3a edição está muito rica e variada, com momentos de debate e experiências importantes para os coordenadores, professores e participantes de vários projetos sociais e com oficinas que são muito interessantes para jovens estudantes de música”, revela Monique Andries. As concorridas masterclasses ministradas pelos músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica serão oferecidas na programação.

A abertura contará com a presença de Edilson Venturelli que trará a experiência exitosa da Orquestra de Heliópolis e, no encerramento, jovens profissionais da música, egressos de projetos sociais, trarão suas histórias de vida e superação. Para finalizar, um concerto com os grupos dos projetos Spanta Neném, Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e a orquestra da própria Academia Juvenil.

O objetivo deste intercâmbio de saberes é debater sobre questões que são extremamente importantes para despertar nos jovens o interesse pela construção de uma carreira musical. Beatriz Torres, produtora executiva da Academia Juvenil, acredita que, por meio do Festival Música que Transforma, os jovens podem ter um panorama mais claro sobre como conduzir seus estudos para ter um melhor desempenho, adquirir mais capacitação na área e ainda como ingressar em uma universidade.”Esperamos estimular neles uma visão crítica, um entendimento do papel que podem desempenhar. Acredito que a música vai para muito além do simples tocar, quando nós aprendemos sobre nós mesmos e sobre o nosso lugar na sociedade”, pontua.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -