- Publicidade -

“Geografia Popular do Rio de Janeiro” em circulação pelo RJ

Publicado em:

Geografia Popular do Rio de Janeiro
Foto: Mariana Pegas

O Grupo Tá Na Rua apresenta “Geografia Popular do Rio de Janeiro – uma viagem pelo coração do cidadão carioca”, com sessões gratuitas. Ancorados no conceito de arte pública, o coletivo criado em 1980 pelo teatrólogo, diretor e professor de teatro Amir Haddad, se inspira no trem, um dos mais democráticos e importantes meios de transporte da cidade.

Aliás, a história do trem se confunde com a história do Rio de Janeiro, já que é fato que as estações, depois de criadas, deram origem a vários bairros ao longo da estrada de ferro. Neste trabalho, cada estação vira uma menção ao povo, seu jeito de viver e se relacionar em sociedade.

“No nosso trem as estações têm nomes fictícios, que retratam o jeito de ser do povo carioca, como por exemplo “Estação Pagode”, “Estação Favela” e “Estação Memória”. O Tá Na Rua faz um embarque que passeia pela Geografia Popular do Rio de Janeiro. É uma homenagem aos mais importantes cartões postais do país: a cidade e o cidadão carioca”, conta Amir Haddad, que assina a direção do projeto.

“Geografia Popular do Rio de Janeiro – uma viagem pelo coração do cidadão carioca” é, surpreendentemente, um espetáculo de arte pública, pois fala do jeito de ser do povo carioca, do contato com esse espectador que se relaciona diretamente com o ator nas ruas e praças da cidade. Como sente, como vive, como trabalha e como se diverte.

“Nosso trem conta a história do Rio de Janeiro de forma quase didática. A intenção é democratizar e descentralizar a possibilidade de diversidade e expressão livre do Rio de Janeiro. Assim, conversar com o povo sobre o seu direito a ser criativo, de desenvolver e conhecer a sua cidadania e fertilidade. É mais do que teatro, é um debate frente a frente com a realidade carioca. Isso não é um privilégio do artista, é um direito do ser humano”, destaca Haddad.

 Serviço:
“Geografia Popular do Rio de Janeiro – uma viagem pelo coração do cidadão carioca”
Local: Lona Cultural Carlos Zéfiro – Estrada Marechal Alencastro, s/nº – Anchieta
Data: 15 de abril (sábado) / Horário: 16h
Local: Areninha Carioca Gilberto Gil – Avenida Marechal Fontenelle, 5000 – Realengo
Data: 22 abril (sábado) / Horário: 16h
Local: Lona da Maré Itinerante (ponto de partida do cortejo: final da feira da Rua Teixeira Ribeiro; local da apresentação: Rua Sargento Silva Nunes, 1012, em frente à sede da Redes da Maré)
Data: 13 de maio (sábado) / Horário: 11h
Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -