- Publicidade -

João Cavalcanti de volta ao Clube dos Democráticos

Publicado em:

João Cavalcanti
Foto: Leo Aversa

Madeira, carinho, alguns outros ritmos, muitas referências e, fundamentalmente, nenhum preconceito é essa a mobília musical que João Cavalcanti espera usar no dia 20 de abril, quinta-feira, véspera de feriado. Um dos pioneiros da retomada cultural do bairro boêmio do Rio, lá no início dos anos 2000, o artista volta a se apresentar no mítico Clube dos Democráticos, acompanhado de Alaan Monteiro (bandolim e direção musical), Diego Zangado (bateria), Gabriel de Aquino (violão), Guto Wirtti (baixo) e Thiaguinho Castro (percussão).

“Quem vê a Lapa de hoje, colocada definitivamente no roteiro cultural, turístico e político da cidade, não imagina como era 20 e poucos anos atrás. Esvaziada, insegura, entristecida”, lembra ele. João tinha 20 anos quando ajudou a fundar o grupo Casuarina, com o qual se apresentou por muitos anos em rodas de samba e shows pelo bairro, de pequenas casas, como o lendário Semente, até os maiores palcos, como o Circo Voador e a Fundição Progresso. O grupo, de extensa carreira fonográfica, foi um dos principais representantes desse processo de reocupação musical do bairro, ladeando com outros grandes artistas como Teresa Cristina, Moyseis Marques, Anjos da Lua, Nilze Carvalho, Pedro Miranda, Ana Costa, Grupo Semente e Alfredo Del-Penho.

Desde que saiu do Casuarina, em 2017, João lançou quatro álbuns, teve uma indicação ao Grammy Latino, fez turnês pelo Brasil e pelo exterior. Até fez shows na Lapa, sim, mas esteve um pouco afastado do circuito de samba do bairro. Com o retorno da programação de samba no Clube dos Democráticos – através da reunião da Orquestra Republicana, em uma emocionante homenagem ao saudoso Eduardo Gallotti – João percebeu que era a hora de voltar à casa. Afinal, foi ali na Lapa que João criou seus laços com o samba, através da convivência com sambistas da velha guarda e da formação paulatina de plateia.

No show, incursões pela vastidão da música brasileira, com bordoadas de funk, groove, Nordeste, boleros-malandros e tudo mais que comportar a mobília. Standards do samba, pérolas dos baús e garimpos de lavra própria. Tendo sempre, claro, o samba por princípio – e meio e fim. Porque, como diz o refrão da canção que inaugura esse texto, parceria de João com Alaan Monteiro: “Queira ou não queira, o samba é o meu lugar”.

SERVIÇO
Data: 20/04/2023 (quinta-feira, véspera de feriado)
Local: Clube dos Democráticos
Endereço: Rua Riachuelo 91 – Lapa, Rio de Janeiro
Abertura da Casa: 21h / Início do Show: 22h
Vendas on-line: https://www.sympla.com.br/evento/joao-cavalcanti-samba-mobiliado-dia-20-de-abril-no-democraticos/1945934

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -