- Publicidade -

Orquestra Petrobras Sinfônica na Sala Cecília Meireles

Publicado em:

Composições de Wolfgang Amadeus Mozart, Nora Fortunato e Radamés Gnattali fazem parte do repertório que a Orquestra Petrobras Sinfônica na Sala Cecília Meireles, sob a regência do maestro Felipe Prazeres. A preços populares, o concerto faz parte da série Prata da Casa que, na edição 2023, apresenta repertórios propostos e interpretados pelos músicos da Petrobras Sinfônica.

Abrindo a noite, a “Sinfonia concertante”, de Mozart, é a escolha do violinista Ricardo Amado e do violista Ivan Zandonade, spalla e líder de naipe da Orquestra Petrobras Sinfônica, respectivamente. Contemporâneos na universidade, os velhos amigos consideram que a obra de Mozart, composta para violino, viola e orquestra, é uma oportunidade para celebrar a profícua relação de mais de três décadas, sendo, juntos, solistas da obra.

A segunda obra da noite marca a estreia de “Fantasia para violoncelo e pequena orquestra”, primeira composição orquestral de Nora Fortunato. Nora, que é violoncelista da Petrobras Sinfônica desde 2010, revela ter mergulhado nas obras de compositores contemporâneos, como Walter Ribeiro e Liduino Pitombeira, e investido anos em pesquisas até se perceber também compositora.

Fechando a noite, o trombonista João Luiz Areias, presidente do Conselho Diretor da Orquestra Petrobras Sinfônica, apresenta uma obra de Radamés Gnattali guardada por 70 anos: “Fantasia brasileira nº 4”. Composta em 1953 para trombone, piano, bateria e orquestra, a música apresenta uma única gravação sonora, supostamente de rádio, encontrada nos arquivos de Jacob do Bandolim, com Waldemar Moura no trombone, Gnattali no piano e Luciano Perrone, na bateria.

“‘Fantasia brasileira nº 4’ nunca foi tocada em uma sala de concerto para o público. É uma obra praticamente inédita, que redescobri em minhas pesquisas. É um privilégio executar uma obra de Radamés Gnattali que quase ninguém tocou. É quase inacreditável”, comenta, emocionado, o trombonista, que divide o palco com o pianista Itamar Assiere e o baterista Bruno Gafanhoto.

SERVIÇO
Orquestra Petrobras Sinfônica – Série Prata da Casa
Data: 12 de abril (quarta-feira), às 19h
Local: Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47)
Ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles
Bilheteria on-line: https://bit.ly/3Kf839x
Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: 8 anos.

Nesta semana a Sala Cecilia Meireles também apresenta a série Música de Câmara com o duo formado por Horácio Schaefer, viola e Sergio Melardi, piano. No programa, a Sonata Op. 120 nº 1, em fá menor e a Sonata Op. 120 nº 2, em Mi bemol Maior de Johhanes Brahms, e completando o programa, a Sonata em Sol menor de Johann Sebastian Bach. Ingressos aqui!

E nos dias 15 e 16 de Abril, o primeiro espetáculo da Série Músicos da OSB traz o trio formado por Eliane Tokeshi (violino), Emília Valova (violoncelo) e Lígia Moreno (piano) interpreta obras de Clara Schumann, Henriette Bosmans e Fanny Mendelssohn.

Ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e no site Eleven Tickets

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -