- Publicidade -

Centenário Jacques Van de Beuque no Museu do Pontal

Publicado em:

O Museu do Pontal está em festa com o centenário Jacques Van de Beuque. A principal instituição cultural dedicada à arte popular brasileira do país comemora o centenário de seu fundador, Jacques Van de Beuque, com uma exposição e um seminário, que pretende reunir, artistas, estudiosos, historiadores e curadores.

foto: acervo familiar

O Seminário Arte Popular em Discussão pretende promover debates que pensem sobre o presente da arte, sem esquecer de olhar para o passado e de analisar as perspectivas para o futuro. Entre os convidados estão o artista João das Alagoas, a presidente do ICOM Brasil (Conselho Internacional de Museus) Vera Mangas e Flavia Martins, autora de O reinado da Lua, que está entre as principais referências bibliográficas no estudo das artes populares no país. A mostra Centenário Jacques Van de Beuque, com fotos, histórias e vídeo com a trajetória do fundador da instituição, será inaugurada no dia 2 de junho.

“O objetivo deste seminário é colocar em perspectiva a presença da arte popular no Brasil hoje. Ao mesmo tempo em que comemoramos o centenário de Jacques Van de Beuque, criador da coleção que deu origem ao Museu do Pontal, um centro de referência e preservação de acervos de arte popular, também colocamos em cena indagações sobre a produção artística”, afirma a curadora e diretora artística do Museu do Pontal Angela Mascelani.

O designer francês Jacques Van de Beuque chegou ao Brasil, por sugestão do amigo e pintor Cândido Portinari, em 1946, depois de ter sido prisioneiro por estimular a resistência francesa e submetido aos campos de trabalhos forçados na Alemanha. Instalado no Rio de Janeiro, tornou-se amigo de muitos artistas populares e viajou quase todo o Brasil acompanhando a trajetória de alguns deles, especialmente o mineiro Antônio de Oliveira e o carioca Adalton Fernandes Lopes. Em 1976, abriu a Casa do Pontal ao público, com apoio de sua esposa, a tradutora e intérprete Edith Barragath. Financiou e desenvolveu o espaço e a coleção até meados da década de 90, consolidando a Casa do Pontal como uma das maiores e mais representativas exposições de arte popular do Brasil.

Destaque para a equipe de organização do seminário: as historiadoras Ileana Pradilla (historiadora da Arte e pesquisadora sênior do Instituto Moreira Salles) e Martha Abreu (professora titular da UFF e do Laboratório de História Oral, UFF), bem como da antropóloga, e neta de Jacques, Flora Moana Van de Beuque (mestre e doutoranda em Sociologia e Antropologia, PPGSA/IFCS, pesquisadora do Urbano, UFRJ e pesquisadora voluntária do Museu do Pontal).

Conheça a programação completa na Sympla

O Museu do Pontal fica na Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -