- Publicidade -

“Lamartine Babo” integra acervo digital do CPT_SESC

Publicado em:

“Lamartine Babo” é a mais nova montagem a integrar o acervo digital das Coleções e Acervos Históricos do CPT_SESC, realizado pelo Sesc Memórias. A partir do dia 31 de maio, quarta-feira, a plataforma do Sesc Digital recebe o acervo composto por fotos dos trajes e figurino, feitas pelo fotógrafo Bob Sousa, a partir do trabalho de higienização e reparos do acervo realizado pelo Sesc Memórias.

"Lamartine Babo"Escrito por Antunes Filho e dirigido por Emerson Danesi, com direção musical de Fernanda Maia, esse espetáculo faz parte da trilogia carioca, juntamente com as peças “Policarpo Quaresma” e “Foi Carmen”.

Vencedor do Prêmio Shell 2010, na categoria de Melhor Direção Musical, e com indicação ao prêmio Revista Quem para Melhor Direção, a peça estreou em 2009, no Espaço CPT (Sesc Consolação), em São Paulo, onde ficou em cartaz por 9 anos (2009 a 2018), entre prorrogações e retornos de temporadas. Aliás, além da capital paulista, foi encenada no interior e litoral; nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Brasília. Fora do país, apresentou-se também na Argentina e em Portugal.

Para o diretor Emerson Danesi, o espetáculo foi uma maneira de expressar o quanto a musicalidade e as composições de Lamartine atravessaram, por décadas, a história da música brasileira. “Era comum pessoas muito jovens, ao final do espetáculo, dizerem que tinham a sensação de uma imensa saudade de algo que não viveram, mas que era familiar”, relembra Danesi.

A concepção estética do espetáculo foi bastante inspirada por fotos antigas dos álbuns da família do diretor: tias, tios, avô, avó, e até mesmo sua mãe. Os figurinos, de alguma forma, traziam a atmosfera dos anos 30, 40, com ternos, chapéus, gravatas ou uma estampa de tecido de um dos vestidos. Mas, também abrangiam décadas posteriores, incluindo uma jaqueta dos anos 1960, ou uma calça boca de sino dos anos 70 e até mesmo traje dos anos 80, lembrando um pouco a pop star Madonna.

Dessa forma, a coleção é um resgate à história construída pelo encenador Antunes Filho, proporcionando uma imersão nos detalhes e bastidores da peça, assim como na vida e obra de Lamartine Babo, e em suas canções mais emblemáticas. Além disso, a difusão do acervo – idealizado com a finalidade de preservar a memória do teatro e da cultura brasileira – pretende contribuir com estudiosos e estudantes de arte em geral.

Confira a programação completa no site do CPT e nas redes sociais.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -