- Publicidade -

“Longa Jornada Noite Adentro”, com Ana Lúcia Torre, no Teatro Prudential

Publicado em:

Longa Jornada Noite AdentroUma das mais relevantes peças de teatro do século XX, “Longa Jornada Noite Adentro”, de Eugene O’Neill, é considerada responsável pelo surgimento do teatro moderno nos Estados Unidos. Após algumas montagens memoráveis também no Brasil, peça vencedora do Prêmio Pulitzer em 1957 ganha nova montagem com Ana Lúcia Torre à frente do elenco, em um papel que coube a Katharine Hepburn no cinema — que lhe rendeu a Palma de Ouro em Cannes — e, nos palcos brasileiros, a grandes damas do nosso teatro, como Cacilda Becker, Nathália Timberg e Cleyde Yáconis.

Ana Lúcia Torre comenta, “É a primeira vez que faço um texto de O’Neill. Embarcar nessa personagem múltipla é de muita profundidade e responsabilidade. Afinal, atrizes deslumbrantes já representaram Mary Tyrone”.

Dirigida por Sérgio Módena, a peça é um depoimento autobiográfico que revela os dramas da família Tyrone. Entre eles, o de Mary, a matriarca vivida por Ana Lúcia, que usa de diferentes artifícios para esconder dos filhos seu vício em morfina. Retrato cruel da vida real e da alma humana, o texto transcende a época em que foi escrito, pois trata de experiências que, de uma maneira ou de outra, o espectador poderá se identificar. Em resumo, o espetáculo fala da maneira como as relações familiares são construídas e dos questionamentos existenciais dos personagens. Tragédia contemporânea, “Longa Jornada Noite Adentro”, está longe de ser um drama burguês.

“Longa Jornada Noite Adentro” é um drama familiar que se passa em 1912 e em um único dia, como já sugere o título. A ação acontece na casa de veraneio dos Tyrone. O patriarca da família, James (Luciano Chirolli) , é um homem idoso que há muito abandonou as aspirações de ser um grande ator, escolhendo viajar e apresentar sempre a mesma peça, o que lhe rende um bom dinheiro. Frustrada, sua esposa, Mary, há muito desistiu dos sonhos de ser atriz ou freira, para acompanhar o marido nas turnês. Ela se tornou viciada em morfina, com pouco ou nenhum contato com a realidade, desde o nascimento do filho mais novo Edmund (Bruno Sigrist). Já o mais velho, Jamie (Gustavo Wabner) é um ator fracassado que foi “forçado” a seguir os passos do pai e se tornou um alcoólatra, visto que não era capaz de se manter em nenhum outro emprego.

Jamie tem inveja do talento de Edmund, um jovem que pretende se tornar escritor, mas pode ter sua carreira abreviada pela tuberculose. Influenciado pelo irmão mais velho, também se envereda pela bebida, pois se sente culpado pelo vício da mãe e não suporta vê-la em tal estado. A criada da casa, Cathleen (Mariana Rosa), acompanha a ação e algumas vezes tenta dar apoio a Mary, sem sucesso.

Enfrentamentos constantes acontecem durante esse dia e o texto vai expondo, gradativamente, o passado turbulento da família. A jornada de um longo dia termina numa noite infernal, na qual os três homens da família se embriagam enquanto Mary, tomada pelos efeitos da morfina, fala como se ainda fosse jovem, absolutamente desconectada da realidade. Do lado de fora da casa, a neblina se torna cada vez mais densa e intensa, sugerindo que as feridas da família Tyrone são incuráveis.

“Os personagens se acorrentam em um círculo vicioso. Se punem e são punidos, julgam e são julgados, perdoam e são perdoados, tudo com o intuito de expurgar os próprios ressentimentos e as marcas deixadas pelo outro”, explica o diretor e adaptador do texto, Sergio Módena. Segundo ele, o realismo de O’Neill é permeado de fortes signos, metáforas e simbologias. “É o que podemos chamar de realismo poético”, ressalta o diretor. Para Ana Lúcia Torre, Mary Tyrone é um turbilhão e um enorme desafio. “Esse texto é o sonho de qualquer atriz. A melhor coisa na vida e nessa profissão é ter desafios e aprender a superá-los. Posso dizer que estou vivendo num inferno com a Mary, e, ao mesmo tempo, nas nuvens.”

SERVIÇO
Longa Jornada Noite Adentro
Temporada: De 12 até 28 de maio
Teatro PRUDENTIAL (Rua do Russel, 804 — Glória)
Sexta e sábado: 20h / Domingo: 17h
Ingressos pela Sympla
Duração: 110 minutos
Classificação: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -