- Publicidade -

Luiz Carlos Barreto é homenageado no Canal Brasil

Publicado em:

O Canal Brasil preparou uma homenagem especial ao diretor, produtor e fotógrafo Luiz Carlos Barreto, que completa 95 anos no dia 20 de maio.

A partir desta sexta, dia 19, até segunda-feira, dia 29, sempre às 23h30, serão exibidos oito filmes que marcaram a vida e a obra de Barreto: Barretão, o Filme, João, O Maestro, Bossa Nova, O Que É Isso, Companheiro?, O Quatrilho, Bye Bye Brasil, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Terra em Transe.

Barretão, como é conhecido, é um dos maiores produtores cinematográficos do Brasil e começou no cinema em 1961, como coautor de “Assalto ao Trem Pagador”, de Roberto Farias. De lá pra cá já foram mais de setenta filmes, entre curtas e longa-metragens. Junto com a sua esposa, Lucy Barreto, recebeu o Troféu Oscarito, prêmio mais importante do Festival de Cinema de Gramado, no ano de 1999.

O primeiro filme da mostra é Barretão, o Filme, produzido por André Saddy e dirigido por Marcelo Santiago, que também assina o roteiro junto com o jornalista Geneton Moraes Neto (1956-2016). Narrado em primeira pessoa e com direção de fotografia de Walter Carvalho, o documentário revela a trajetória artística e política do produtor, que se confunde com a história do Brasil. O longa é uma coprodução do Canal Brasil, Clariô Filmes e Globo Filmes.

No dia 20, será exibido João, O Maestro, de Mauro Lima e produzido por Luiz Carlos Barreto, sobre a vida do maestro João Carlos Martins, considerado prodígio desde criança, que desenvolveu seus talentos e se tornou mundialmente conhecido. A comédia romântica Bossa Nova vai ao ar no domingo, dia 21, com produção de Barretão e direção de seu filho, Bruno Barreto. No dia seguinte, o longa O Que É Isso, Companheiro?, também dirigido por Bruno e produzido por seu pai, traz a história verdadeira sobre o sequestro do embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, em 1969, por grupos de esquerda contrários ao regime militar brasileiro.

No dia 26, entra na grade a obra O Quatrilho, de Fábio Barreto, saudoso filho do produtor, baseada no livro homônimo de José Clemente Pozenato. Produzido por Luiz Carlos Barreto, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1996. Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, que conta a história da Caravana Rolidei, companhia de teatro independente que cruza a Amazônia até Brasília levando os espetáculos a pessoas mais humildes, também está na lista. Outra produção marcante de Barretão, o filme chega no sábado, dia 27, à programação especial.

Por fim, para fechar a mostra, serão exibidos outras duas produções de Luiz Carlos Barreto. Dona Flor e Seus Dois Maridos, dirigido por Bruno Barreto e adaptado do livro homônimo de Jorge Amado e Terra em Transe” de Glauber Rocha poderão ser vistos nos dias 28 e 29 de maio, respectivamente. Aliás, Dona Flor e Seus Dois Maridos foi, durante anos, o maior público do cinema brasileiro e “Terra em Transe” entrou na lista da Abraccine dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -