- Publicidade -

Marcos França revisita “Henrique IV”, em monólogo

Publicado em:

Dramaturgia é atravessada por fatos e pessoas reais livremente adaptada da peça “Minetti”.

Em 2000, Marcos França subia ao palco do Festival de Teatro de Curitiba como protagonista de uma montagem de “Henrique IV”, de Luigi Pirandello, pelo Teatro do Pequeno Gesto. Duas décadas depois, o ator revisita o marcante personagem em seu primeiro monólogo – no qual aproveita para render uma homenagem ao teatro e refletir sobre o próprio ofício.

Marcos FrançaCom direção de Antonio Guedes, “Nenhum de nós mente ou finge” estreia em 11 de maio de 2023 no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, com sessões de quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h30, até 11 junho. A produção é da Diálogo da Arte Produções Culturais, com direção de produção de Ana Paula Abreu. “Nenhum de nós mente ou finge” foi contemplado pelo edital FOCA, da Prefeitura do Rio de Janeiro e tem apoio do Centro Cultural Banco do Brasil.

Com dramaturgia do próprio Marcos França, “Nenhum de nós mente ou finge” é um desdobramento da sua dissertação de mestrado na UNIRIO, defendida neste ano de 2023. Nela, o ator aborda a sua trajetória no Teatro do Pequeno Gesto, aprofundando-se especificamente em três espetáculos dos quais ele integrou o elenco: “A serpente” (1998), de Nelson Rodrigues, “Navalha na carne” (2003), de Plínio Marcos, e o já citado “Henrique IV”. A partir das reflexões sobre este último, França construiu uma dramaturgia atravessada por fatos e pessoas reais – livremente adaptada da peça “Minetti”, de Thomas Bernhard — na qual um ator (o próprio França) aguarda em vão a chegada de um diretor (Antonio Guedes, citado no texto) para ensaiar a peça de Pirandello.

Segundo Marcos França, a opção por desenvolver “Henrique IV”, entre as três peças tratadas no mestrado, tem a ver com a obra de Luigi Pirandello: “É nesse autor que os personagens se mostram mais conscientes de sua condição e reivindicam sua porção de realidade, porque a vida é menos real do que a arte”, diz. A ideia original era que a própria dissertação de mestrado fosse um espetáculo, mas isso se revelou impossível. “Assim, a peça acabou sendo um desdobramento natural do trabalho de Marcos, uma forma de refletir conceitualmente sobre a trajetória dele na companhia”, avalia Guedes.

Além de França e Guedes, “Nenhum de nós mente ou finge” conta na ficha técnica com outros profissionais que fizeram parte de “Henrique IV”. Fátima Saadi repete aqui seu trabalho como dramaturgista, enquanto Mauro Leite, então responsável pelo figurino, agora responde pela direção de arte. O monólogo é dedicado a dois artistas já falecidos, que integraram a montagem do clássico de Pirandello em 2000: o músico Andrea Spada, que tem a composição original daquele espetáculo novamente utilizada, e o iluminador Binho Schaefer.

SERVIÇO
Espetáculo: “Nenhum de nós mente ou finge”
Temporada: de 11 de maio a 11 de junho de 2023
Dias e horário: Quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Teatro II
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ
Informações: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Ingressos na bilheteria física e no site bb.com.br/cultura
Capacidade Teatro II: 155 lugares
Classificação: 12 anos.
Duração: 50 min.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -