- Publicidade -

Orquestra Sinfônica Jovem do RJ no Theatro Municipal

Publicado em:

Um dos maiores nomes da música clássica contemporânea e considerado um dos melhores violoncelistas do mundo, o brasileiro Antonio Meneses é o convidado especial da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), para o próximo concerto da Temporada 2023.

 Antonio será o solista da apresentação, que contará com a regência de Claudio Cruz. Amigos de longa data, eles também vão celebrar a constante parceria em concertos dentro e fora do país.

No repertório, a “Abertura Festiva”, de Dmitri Shostakovich; o “Concerto para Violoncelo No. 1 em Dó Maior”, de Joseph Haydn; e a “Sinfonia No 5 em Mi Menor, Op. 64”, de Tchaikovsky.

A OSJRJ, que também é residente da PUC-Rio, é formada por 55 jovens do Rio de Janeiro, em sua maioria moradores de comunidades, integrantes do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB). Esta é a primeira vez que a Orquestra se apresenta ao lado de Antonio Meneses.

“Será uma grande oportunidade, um verdadeiro sonho, para os 55 jovens que compõem a Orquestra de tocar ao lado de um dos maiores nomes da música clássica atual. Certamente, o público vai se emocionar com o concerto”, afirma Fiorella Solares, diretora da ASMB.

Radicado na Suíça, Antonio Meneses se dedica ao violoncelo há mais de 45 anos, tendo se apresentado com orquestras como a Filarmônica de Berlin, Concertgebouw Amsterdam, Sinfônica de Londres, Sinfônica da BBC, Israel, Nova York e São Petersburgo, e dividido o palco com maestros renomados, entre eles H. von Karajan, C. Abbado, R. Muti, R. Chailly, Mariss Jansons e Mstislav Rostropovich.

SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro convida Antonio Meneses
Regente: Claudio Cruz
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Centro, Rio de Janeiro)
Data/Horário: 24 de maio de 2023 (quarta-feira)
Horário: 19h
Duração: 90 minutos
Ingressos antecipados: http://theatromunicipal.rj.gov.br/ 

E no dia 23 de agosto, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro subirá ao palco da Sala Cecília Meirelles para homenagear mulheres. A Orquestra, residente da PUC-Rio, contará com a regência da maestra convidada Andréa Botelho, e terá ainda a jovem contrabaixista Duda Botelho como solista da apresentação. Duda tem apenas 15 anos, é filha de Andréa, e é considerada uma das grandes promessas do universo da música clássica, acumulando uma série de prêmios em competições. Frequenta as renomadas escolas Carl-Philipp Emanuel Bach e a Hans Eisler, sendo reconhecida como uma das jovens musicistas mais talentosas de sua geração.

Junto aos 55 componentes da Orquestra – a maioria moradores de comunidades do Rio – mãe e filha ainda farão uma homenagem a Chiquinha Gonzaga com “Francisca”, obra de Andréa Botelho em formato de poema sinfônico, com dois movimentos baseados em obras de Chiquinha Gonzaga, contendo fragmentos de sucessos como “Lua Branca”, “Corta-Jaca” e “Atraente”.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -