- Publicidade -

“Portal da Memória”: Livro sobre a obra de Jorge dos Anjos ressalta o resgate às raízes afro-brasileiras

Publicado em:

“Portal da Memória”Criada para proteger a imagem de Iemanjá na Lagoa da Pampulha, escultura de ferro traz reflexões sobre patrimônio, diáspora, religiosidade, liberdade e formação social, o livro “Portal da Memória” será lançado nos dias 2 e 3 de junho, respectivamente no Centro Cultural da UFMG e na Casa do Baile, em seminários com o artista e as autoras.

A famosa escultura de Iemanjá localizada na Lagoa da Pampulha desde 1982 sofreu muita depredação ao longo dos anos. Em 2007, o “Portal da Memória”, obra do artista mineiro Jorge dos Anjos, resolveu o problema, ao proteger com uma moldura de ferro a escultura de Iemanjá, ao mesmo tempo em que abriu uma multiplicidade de reflexões sobre a história da cultura de raízes africanas que permeiam a formação de toda a capital mineira. Em uma homenagem a esse processo e à trajetória do importante artista ouro-pretano, o livro “Portal da Memória: A poética construtiva de Jorge dos Anjos na paisagem da cidade” será lançado nesta sexta-feira e neste sábado, dias 2 e 3 de junho, respectivamente, no Centro Cultural da UFMG (das 18h30 às 20h) e na Casa do Baile (das 11h às 12h). Durante os seminários, que têm entrada gratuita e contarão com mesas e debates, serão distribuídos exemplares da publicação.

Jorge dos Anjos tem muitas obras que reverenciam a cultura afro-brasileira e conversam com os espaços públicos de Belo Horizonte, mas certamente “Portal da Memória” pode ser considerada sua criação mais emblemática na cidade. A imensa escultura de ferro oxidado, marcada por desenhos de símbolos religiosos das matrizes afro-brasileiras, não apenas protege a estátua de bronze de Iemanjá — removida para um pedestal sob a água, evitando o contato do público com a peça, após a instalação do portal na orla — mas apresenta literalmente um convite para reparar outros belos horizontes, neste caso, construídos a partir de um enquadramento de ferro, rígido, de presença imponente, que pode simbolizar o olhar da população negra e suas vivências, lembranças e culturas não raras as vezes amordaçadas e negadas.

Por isso, a Pampulha é tão simbólica. Criada para ser o cartão postal da modernidade de Belo Horizonte na década de 1940, com obras de Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx, a orla da Lagoa da Pampulha, cercada pela Casa do Baile e pelo Iate Tênis Clube, durante muito tempo se manteve como espaço restrito à elite e, consequentemente, negado às pessoas pretas. Nesse sentido, “Portal da Memória” foi criada como uma espécie de reparação histórica simbólica e uma lembrança viva aos visitantes de que a cidade e suas belezas não estão determinadas pelo estereótipo burguês do homem branco, ao contrário, são essencialmente resultado da multiplicidade de seu povo, incluindo uma população escravizada por mais de três séculos da história e empurrada para a margem das periferias brasileiras na chamada “modernidade democrática”.

É contra o apagamento do passado da população preta e o silenciamento contemporâneo das raízes afro-brasileiras que a obra de Jorge dos Anjos ganha força e sentido concreto. “O ‘Portal da Memória’ é uma das esculturas mais significativas que tenho em BH, em um lugar importante, a Lagoa da Pampulha, em diálogo essencial com a água. Na África, antes de entrar no navio negreiro, costumavam vedar os escravos e andavam em círculo com eles envolta de uma árvore, que era chamada árvore do esquecimento. Nesse sentido, nessa obra, a água é memória. É como se, ao atravessar o portal, você fosse se lembrando da sua história, sua existência, é uma maneira simbólica de afirmar isso”, explica o artista. “Desenvolvo meu trabalho pensando nas raízes africanas. E sei que a minha arte, a escultura, acaba sendo consumida por pessoas mais ricas. Por isso, é importante a obra estar em um espaço público, de acesso a todos. Acredito que o lugar público é a vocação da escultura”, complementa Jorge.

O livro

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (LMIC-BH), o livro sobre a obra de Jorge dos Anjos resulta da pesquisa desenvolvida por Maria Tereza Dantas Moura, conservadora-restauradora e mestre em Patrimônio Cultural pela UFMG, e Rita Lages Rodrigues, historiadora e professora de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da UFMG. “Na iniciação científica, a professora Rita Lages me pediu para escolher um monumento urbano para pesquisar e não tive dúvida de que seria o ‘Portal da Memória’. A escolha não se deu só pela beleza da escultura, das linhas construtivistas, da geometria sensível, mas pelos múltiplos significados que a obra apresenta para a comunidade e das possibilidades de desenvolvimento da pesquisa na área da preservação do patrimônio”, afirma Maria Tereza Dantas Moura.

A pesquisadora conta que a ideia do livro surgiu como um desdobramento da pesquisa, que foi avolumando textos reflexivos sobre as temáticas que atravessam a escultura do artista plástico mineiro. “Quando vimos a quantidade de artigos que escrevemos sobre a temática, resolvemos apresentar o projeto do livro à LMIC. O Jorge recebeu muito bem a iniciativa, fez as ilustrações e concedeu uma entrevista para a publicação. Convidamos o Flávio Vignoli, que já havia trabalhado com o Jorge no projeto ‘Aya Árvore da Vida’, no Centro de Referência das Juventudes, para fazer o projeto gráfico”, relembra.

Assim, a publicação reúne textos que surgem da robustez da pesquisa acadêmica sobre “Portal da Memória”, mas que parecem convidar o leitor, com linguagem fluida e acessível, a uma boa prosa sobre o patrimônio cultural, a paisagem cotidiana, as diferenças sociais na formação da cidade e a representatividade de Iemanjá dentro de um Brasil majoritariamente negro. “O trabalho ainda é delineado pela arte de Jorge dos Anjos e pelos distintos significados que ele alcança com suas esculturas, além de trazer uma qualidade estética muito forte e diversas fotos em preto e branco que costuram os textos. Ficamos muito satisfeitas com o resultado”, finaliza Maria Tereza.

Jorge dos Anjos

Natural de Ouro Preto (MG), Jorge dos Anjos é artista plástico formado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), tendo assimilado técnicas e perspectivas com os professores-artistas Nuno Mello, Ana Amélia e Amilcar de Castro. O trabalho de Jorge dos Anjos é nacionalmente e internacionalmente reconhecido pelas originais esculturas produzidas principalmente em chapas de ferro oxidado, mas também em pedra sabão e madeira. Sua arte é marcada por reverências e resgates da cultura africana, caracterizada por dobras, recortes e inclinações improváveis da estrutura rígida, desafiando a natureza principalmente do metal, que rendeu à sua obra a alcunha “balé de silhuetas”.

Jorge dos Anjos realizou exposições por todo o país, incluindo obras no Museu de Arte Moderna de São Paulo (SP); na Galeria do Banco Central, em Brasília (DF); e no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG); além de incursões pelo exterior, tendo ocupado a Galeria Souza Edelstein, em Nova Iorque, nos Estados Unidos; e uma galeria do Shopping Colombo, em Lisboa, Portugal. Em Belo Horizonte, além do “Portal da Memória”, instalado na Lagoa da Pampulha, Jorge dos Anjos também assina outra importante obra para a memória afro-brasileira, o monumento “Zumbi Liberdade e Resistência — 300 anos”, situado na Avenida Brasil, na Praça Floriano Peixoto.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -