- Publicidade -

Rio Art Tattoo Festival no Pier Mauá, com exposições, música e gastronomia

Publicado em:

A primeira edição do Rio Art Tattoo Festival vai reunir mais de 300 artistas nacionais e internacionais, de 5 a 7 de maio, no Pier Mauá. O evento tem atrações para todos os gostos e idades, com exposições, skate, cinema, espaço kids, gastronomia e música. Mas, segundo os organizadores, o diferencial dos demais encontros será um fórum para a discussão de assuntos de interesse para os que fazem parte do universo da tatuagem.

“No Fórum Tattoo Convention, os participantes poderão se atualizar sobre todas as ramificações profissionais e sociais. Estamos falando não somente de desenhos na pele. Vamos ter a voz de profissionais como médicos, cirurgiões, antropólogos, historiadores e alergistas abordando o tema”, explica a tatuadora Helida Yama, idealizadora do fórum e criadora do Rio Art Tattoo Festival, ao lado dos tatuadores Ganso Galvão e Sylvio Freitas e da agência Sommar.

Experientes no ramo, eles contam que tudo foi pensado para festejar o movimento através do encontro entre diversas tribos, com artistas, tatuadores, escultores e pintores, entre outras expressões culturais. O Rio Art Tattoo quer ficar marcado no calendário como o grande festival da tatuagem do Rio de Janeiro.

“Com maior número de artistas do mundo inteiro, colocaremos o Rio Art Tattoo no calendário internacional. Desde os primeiros eventos do gênero que realizamos no Rio, abrimos portas para tatuadores e a cadeia produtiva do setor. De lá para cá, o mercado nacional vem crescendo e as empresas de fora se tornaram mais presentes”, explica Sylvio Freitas.

Na competição de tatuadores e body piercers, quem fizer a melhor tatuagem garantirá a participação, com passagens e estande, na 26ª edição da Barcelona Tattoo Expo, em outubro, na Espanha.

Ganso Galvão conta que a arte do cartaz foi criada especialmente pelos artistas espanhóis Cristian Casas e Amayra, inspirado na brasilidade do carnaval e na cultura do bate-bola dos subúrbios cariocas. O casal estará no festival.

“O evento será voltado à arte, à história. Vamos homenagear tatuadores que iniciaram esse trabalho há 30 anos, quando tudo era bem difícil. Também teremos a turma que começou há 20 anos, onde eu, Sylvio e Helida nos encaixamos, e os novos talentos. Queremos mostrar o que muita gente fez para a tatuagem ter a valorização de hoje. Também será uma oportunidade para o público agendar sua tattoo e conhecer o artista que segue na internet”, destaca Ganso Galvão.

Os organizadores enfatizam a importância do convívio de artistas diversos em um mesmo espaço.”Não queremos somente a competição, mas a oportunidade de trocas, um momento para arte. O formato de exposição será sem paredes entre estandes, para a maior interação. A ideia é derrubar muros para acontecer mais trocas. Teremos o museu da tatuagem, com a exposição Mãos da obra, que criei com minha sócia Helida Yama, reunindo placas de cimento com as mãos de tatuadores pioneiros. Já temos 20 placas, desde que a coleção começou no nosso estúdio da Lapa”, detalha Sylvio.

Cliente de Sylvio desde os 15 anos e com o corpo quase todo fechado, o produtor cultural Cleber Junior está animado com a parceria dos organizadores do Rio Art Tattoo Festival com a agência Sommar. Ao lado do sócio Raphael Porto, ele diz que a programação musical terá atenção especial:

“Esse é um namoro antigo e, com o fim da pandemia, resolvemos somar forças, contribuindo com nossa experiência em eventos. A ideia é trazer a mais alta qualidade ao festival em termos de produção e comunicação. A parte musical terá shows durante o dia, com o projeto Ecoando, com rock, jazz, MPB e bossa nova, além de DJs tocando música eletrônica e hip hop, para fazer uma mistura boa.”

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -