- Publicidade -

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom no Forte de Copacabana

Publicado em:

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom, formada por 25 jovens do Rio de Janeiro, vai promover um concerto gratuito no Forte de Copacabana. E além do seu tradicional repertório que resgata grandes sucessos da MPB, o grupo contará com a participação especial do instrumentista chinês Oscar Ping, que vai tocar a canção “The Waves of Honghu Lake” com o erhu, tradicional instrumento do país asiático.

O concerto contará ainda com canções de Gilberto Gil, Belchior, Milton Nascimento, entre outros. A regência é de Luiz Potter e direção artística de Márcia Melchior.

O convidado Oscar Ping é jornalista e escritor e começou a aprender o erhu aos 13 anos de idade. Se apresenta em shows desde a década de 1970, tendo participado da novela “Poliana”, em 2018, tocando o instrumento. Também foi solista com a Orquestra Sinfônica de Campinas em 2019, e com a Orquestra Experimental de Repertório Municipal de São Paulo em outubro de 2022, no Teatro Municipal de São Paulo.

“Será uma emoção e uma alegria compartilhar e apresentar ao público um pouco da cultura chinesa por meio desse instrumento tão bonito e que pouca gente aqui no Brasil conhece, o erhu”, diz Márcia Melchior.

Além dos violões, a Violões do Forte de Copacabana e Shalom reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria.

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já os patrocinadores são a TIJOÁ–Energia, Vibra-Energia e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; e também da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e Associação de Arte e Cultura RioMont.

Saiba mais sobre a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom

Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 11 anos.

“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior, diretora artística e criadora do projeto.

SERVIÇO:
Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom
Data: 10 de junho, sábado
Horário: 18h
Local: Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.
60 minutos. Grátis. Livre.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -