- Publicidade -

“Riobaldo”, monólogo de Gilson de Barros, no Centro Cultural da Justiça Federal

Publicado em:

“Riobaldo”, monólogo de Gilson de Barros, com direção de Amir Haddad,fará apresentações no Centro Cultural da Justiça Federal. Baseado no livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos melhores da nossa literatura, o espetáculo “Riobaldo”, é uma adaptação do romance da obra de Guimarães Rosa.

Personagem central do romance “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor homossexual por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.

O recorte ilumina a importância dos amores, do ex-jagunço, que dá nome à peça, com três pessoas que determinaram sua trajetória: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. Ao rememorar, Riobaldo reflete sobre questões que extrapolam o sertão e caracterizam a própria dialética da travessia do homem humano.

Serviço:
Local: Centro Cultural da Justiça Federal – (Avenida Rio Branco, 241, Centro).
Temporada: 23,24 e 25 de junho de 2023.
Ingressos pela Sympla
Classificação indicativa: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -