- Publicidade -

21º Dança em Trânsito ocupa CCBB e Praça Mauá

Publicado em:

A 21º Dança em Trânsito está ainda maior em 2023. Depois de duas etapas inéditas – a primeira entre fevereiro e abril, no Rio de Janeiro, e a segunda em julho, na República Tcheca –, o festival inicia em julho sua tradicional itinerância nacional.

Com apresentações gratuitas ou a preços populares, o 21º Dança em Trânsito acontece entre os dias 3 e 6 de agosto no CCBB e Praça Mauá.

Os espanhóis da Qabalum Company, com La Medida que nos Ha de Dividir, abrem a programação carioca no foyer do CCBB Rio, no dia 3/8, às 18h, seguidos pela francesa Cie Felinae, de Maxime Cozic, que apresenta o duo Oxymore, sobre as diferentes modalidades de relações de poder que podem surgir em contextos de ebriedade.

A companhia de dança com direção artística de Flávia Tápias, associada ao Dança em Trânsito desde suas primeiras edições, o Grupo Tápias traz para esta edição do festival obras plurais para diversos públicos, como Solo, On ne se connait pas encore e o espetáculo infanto-juvenil Creme do Céu. No Rio de Janeiro, o público verá seu mais recente trabalho, Café não é só uma xícara, no Teatro I do CCBB Rio, nos dias 3 e 4 de agosto. A companhia mantém um quadro estável de bailarinos estrangeiros e brasileiros e, ao longo dos anos, vem criando uma sólida base técnica, além de incessante pesquisa de linguagem própria.

Na sexta, dia 4/8, a noite começa no Foyer no CCBB Rio, às 18h, com as duas coreografias resultantes da Residência de intercâmbio profissional com criação e circulação realizadas no Espaço Tápias por Johana Pocková e Sabina Bocková, da República Tcheca, e por Márcia Milhazes, para artistas do Rio de Janeiro.

Da Espanha, Clémentine & Lisard, que dirigem e interpretam o duo Scotoma – um convite para refletir sobre o que capta a atenção e o que a direciona –, abrem o sábado, 5/8, às 18h, no Foyer do CCBB Rio. Na sequência, Jorge Garcia Cia de Dança traz de São Paulo Nihil Obstat, às 18h30, no Foyer do CCBB Rio. Às 19h, o Teatro I do CCBB Rio recebe Pocketart, com The Lion’s Den Unlimited. Logo depois, artistas da República Tcheca e artistas refugiados da Ucrânia fecham a noite com Invisible Traces, às 19h30, no Foyer do CCBB Rio.

Ao todo, 26 companhias e artistas do Brasil e da Bélgica, Coreia do Sul, Eslovênia, Espanha, França, Itália, República Tcheca, Ucrânia e Uruguai ocupam palcos e espaços públicos de 33 cidades, sendo 11 capitais brasileiras, divididas em três circuitos espalhados pelas cinco regiões do país, até 14 de outubro. A programação inclui ainda uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem três tipos de residências artísticas – para profissionais com circulação e para amadores para apresentações nas cidades; intercâmbios e valorização do folclore e cultura brasileira; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.

SERVIÇO:
De 3 a 6 de agosto
CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Local: Foyer – Centro Cultural do Banco do Brasil
Horário: 18h
Local: Teatro I – Centro Cultural do Banco do Brasil
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Ingressos na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura
Dia 6 de agosto
Local: Praça Mauá (em frente ao Museu do Amanhã)
Horário: a partir das 10h
Ingressos: gratuito
Local: Largo da Candelária (em frente ao CCBB Rio)
Horário: a partir das 16h30
Ingressos: gratuito

*Programação sujeita à alteração

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -