- Publicidade -

Fernanda Sattamini no Centro Cultural dos Correios

Publicado em:

A artista visual carioca Fernanda Sattamini apresenta mais de 30 obras, sendo a maior parte delas inédita no Centro Cultural Correios RJ . As técnicas são diversas: cianotipias, trabalhos em técnica mista sobre papel, cerâmicas e fotografia.

A cianotipia é uma técnica de fotografia artesanal do século 19, que a artista explora há alguns anos. O processo utiliza compostos de ferro que quando misturados se tornam sensíveis à luz, produzindo cópias de tons azulados. Não é necessário o uso de equipamento fotográfico e é explorada a plasticidade do material sensível à luz.

“A Cianotipia me encanta por ser um processo totalmente artesanal, feito com a luz do sol ao ar livre. É um outro tempo que eu me permito, de trabalhar junto com a natureza”, conta a artista. “O resultado é de um azul profundo, uma cor muito presente no meu universo e na minha paleta de cores, que dialoga com a imensidão e as profundezas do mar, com a cor do céu e o infinito no espaço”.

A artista imprime suas imagens em tecidos leves e fluidos, sem acabamento ou costuras, e que são dispostos no espaço por fios de nylon. As peças ganham presença no mundo e flutuam, sendo simultaneamente matéria presente e resíduo processual. Submetidos às condições de ventilação do espaço, soltos fazem sua dança com o vento.

Já a cerâmica é um processo incorporado mais recentemente à sua pesquisa e produção artística, com peças em formas orgânicas e uma paleta de cores quentes. “Estava sentindo necessidade de trabalhar com a argila e fui para cerâmica investigar esta experiência. É tão delicioso trabalhar o barro, um deleite tão grande que naturalmente fui me encantando por essas formas mais orgânicas e sinuosas. O processo também é cheio de surpresas: depois da queima é que se vê como a argila trabalhou, como o esmalte escorreu e a mistura das cores. Adoro ter uma surpresa quando a peça sai do forno. Gosto de produzir com o inesperado, sem muito controle do processo”.

Segundo a curadora Bruna Costa, “O trabalho de Fernanda Sattamini preza pelo tempo, pela artesania e por essa dose de imprevisibilidade. Suas cianotipias são feitas ao ar livre, com a luz do sol, incontrolável e certamente mutável. A cerâmica também é viva – nada se sabe depois que a peça entra no forno. São técnicas que são possíveis de aprender a dominar, mas a artista tem compromisso com o fortuito. Enquanto a lógica do progresso preza pelo controle máximo da mão humana, a arte se abre ao inesperado, à vida. Não à toa, o corpo é motor da obra – corpo que é cheio de possibilidades, mas também de limitações. Somos carne e osso na matéria, mas podemos ser terra e água na poesia”, explica

SERVIÇO:
Visitação: de 6 de julho a 19 de agosto
Horário: terça a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro)
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -