- Publicidade -

“Oh, Canadá! Contos clássicos reunidos” une catorze contos de autores consagrados

Publicado em:

“Oh, Canadá! Contos clássicos reunidos” oferece ao leitor brasileiro, por um lado, textos leves e pitorescos; e, por outro, textos densos e arrebatadores. Os autores renomados no Canadá, conhecidos na Europa e no Japão, que compõem essa coletânea, são eles:

Lucy Maud Montgomery (1874-1942), autora do aclamado romance “Anne of Green Gables” (1908), que inspirou a famosa série na Netflix, “Anne with an E.” escreveu para crianças, adolescentes e adultos e, em boa medida, discute a questão da educação de mulher e do papel que lhe era imposto naquela primeira metade do século XX, assunto do conto A Educação de Betty. Um aspecto curioso da obra de Lucy foi o seu processo criativo, com tendência em “reciclar” alguns de seus textos, modificando-os em diferentes aspectos; é o caso do conto Uma tarde com o senhor Jenkins no livro traduzido em duas versões mostra o universo e o tratamento na criação do menino e da menina.

Stephen Leacock (1869-1944), um dos mais celebrados autores canadenses de humor, enfático crítico da hipocrisia social, professor de Línguas Modernas, Economia e Ciências Políticas. Ele expressa seu desconforto com a condição colonial do Canadá à época e mostra sua oposição ao sufrágio feminino em um ensaio de humor ácido no conto: Assunto: Mulher, além de uma famosa e divertida narrativa, Mariposa Belle e outro em que Leacock exibe toda a sua veia humorística: Minha Carreira Financeira.

Susanna Moodie (1803-1885), vista como a típica mulher pioneira do Canadá no início da colonização europeia. Sua obra pode até mesmo ser considerada como um “manual de sobrevivência”, em que a autora, como imigrante, reflete sobre isolamento, privações, dificuldades sem fim e, ao mesmo tempo, celebra as belezas da sua nova terra e as alegrias que encontra vivendo com sua jovem família. Os dois textos aqui apresentados em tradução foram extraídos de seu Roughing It: o primeiro é Brian, o Caçador Solitário; o segundo é Adeus à Vida na Mata. Ambos revelam com muita sensibilidade, em um misto de euforia e desespero, tanto os percalços quanto a visão otimista e a esperança de dias felizes na terra escolhida para uma nova vida.

Charles G.D. Roberts (1861-1922) foi essencialmente poeta, aclamado internacionalmente; porém, ficou também muito conhecido por suas realistas histórias da natureza, em que retrata o mundo natural e selvagem e examina o comportamento e a psicologia dos animais, dotando-os de sentimentos humanos e capacidade de raciocínio; criou histórias com descrições vívidas e dramáticas do mundo natural (animais e plantas) de forma realista e desapaixonada. Publicando várias histórias que o colocam como o criador do gênero “histórias realistas de animais”, uma feição importante na literatura canadense. Três contos de Roberts foram incluídos nesta coletânea: O Bordo, Os Prisioneiros da Planta Carnívora e Quando o Crepúsculo Cai sobre o Descampado.

Thomas C. Haliburton (1796-1865) considerado por muitos como o pai do humor canadense foi um respeitado advogado, legislador, juiz, político e escritor. Nos círculos literários é lembrado com o conto Artimanhas de vendedor; apesar de ter escrito há mais de um século encontra-se bem atual; em tempos digitais.

Sara Jeannette Duncan (1861-1922) incluída na era da “nova mulher” — final do século XIX, jornalista e determinada, reclamava por direitos iguais aos dos homens. Seus comentários corajosos e perspicazes a respeito dos direitos das mulheres, do sufrágio feminino, da identidade nacional e do status da literatura canadense fizeram dela uma das autoras mais importantes do país. No livro consta dois textos de sua autoria, um deles extraído de A Social Departure: Uma Travessia Social: como Orthodocia e eu Viajamos Sozinhas pelo Mundo; e outro, extraído de The Imperialist (1904): O Discurso do Senhor Hesketh.

Os contos clássicos demonstram o poder da literatura em ser um país sem fronteiras, variam as línguas, os costumes, a cultura, mas nela vivem criaturas humanas, criaturas animais e a natureza, e nos revela quão semelhantes ou diferentes somos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -