- Publicidade -

“Passageiro de relâmpagos” traz memórias e crônicas de Hermínio Bello de Carvalho

Publicado em:

"Passageiro de relâmpagos" traz memórias e crônicas de Hermínio Bello de CarvalhoAs Edições Sesc lançam a publicação “Passageiro de relâmpagos” , um compilado de textos, em sua maioria inéditos, do compositor, poeta e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho. Com mais de 70 anos de carreira, Hermínio conviveu e trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola e Dona Ivone Lara, entre outros. Organizado pela cantora Joyce Moreno e entremeado por caricaturas feitas por Eduardo Baptistão, o livro traz à tona as memórias do autor, a maioria traçando perfis de artistas que conviveram e trabalharam com ele.

“Ao traçar as fisionomias de quem compôs, tocou e cantou a música popular brasileira, Hermínio delineia, simultaneamente, o ambiente cultural do Rio de Janeiro da segunda metade do século XX”. Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Dentre as figuras perfiladas estão grandes nomes da música e cultura brasileira como Elis Regina, Elizeth Cardoso, Cartola, Chico Buarque, Zé Keti, Alaíde Costa, Gonzaguinha, Luiz Gonzaga, Mário Lago, Chico Anysio e outros. Hermínio Bello de Carvalho desenvolve seus textos de forma leve e proporciona uma leitura envolvente, mostrando “um olhar de quem viu e viveu tudo”, como um “Forrest Gump à brasileira”, segundo Joyce Moreno.

“O livro se compõe de crônicas [em sua maioria] inéditas, divididas e interligadas por personagens e assuntos vistos e vividos pelo autor: a música popular, o samba, o jazz, o teatro, a literatura, o jornalismo, a cena cultural. Não são organizadas cronologicamente, mas por assunto, buscando em cada texto a ligação com o anterior e o seguinte. As ilustrações são do genial Eduardo Baptistão, um dos maiores bambas da difícil arte da caricatura”. Joyce Moreno, cantora e organizadora do livro.

“Estas crônicas contêm histórias e estórias, misturam ficção e fricção, perfis exatos e também inexatos e por vezes desfocados, em razão das lentes sujas pelo tempo — mas sem querer explicar o fenômeno, deixando-se nele trafegar, beneficiando-se de seu alumiamento”. Hermínio Bello de Carvalho, autor da obra.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -