- Publicidade -

XVIII RioHarpFestival traz 73 concertos em 31 dias ininterruptos

Publicado em:

O XVIII RioHarpFestival está de volta! Entre 01 e 31 de julho de 2023 serão 30 harpistas de 22 países, cerca de 150 músicos se apresentando em várias orquestras (muitas delas de programas de inclusão social desenvolvidos em comunidades), inserindo o festival do Brasil como o mais forte do circuito mundial.

São 73 concertos em 31 dias ininterruptos, todos com entrada franca, nas mais diversas formações da harpa e similares. São culturas musicais que vão da harpa mais conhecida, originada entre a Europa e o norte da África no século VIII, ao koto japonês. Em uma diversidade que vai do alaúde do duo de origem libanesa Al Nur Kibir a músicos formados nas comunidades cariocas e consagrados instrumentistas eruditos vindos das mais variadas partes do globo. O XVIII Rio Harp Festival reúne expoentes da África do Sul à Índia, além de representantes de quase toda a Europa e da América Latina.

A maioria das apresentações do XVIII RioHarpFestival ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RIO), que recebe 54 recitais em duas apresentações diárias no seu teatro, com capacidade para 172 pessoas.

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom vai promover concertos gratuitos nos dia 22 e 29 de julho, dentro da programação do RIO HARP FESTIVAL, a partir das 18h, no Forte de Copacabana.

Além disso, também haverá recitais no Arte Sesc Rio, no Flamengo, e em locais que vão do CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal), na Cinelândia, ao SESC Quitandinha, em Petrópolis, Real Gabinete Português de Leitura, Biblioteca Nacional, Jockey Club, Palácio São Clemente – Consulado de Portugal, além de pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro, como o Corcovado e o Forte de Copacabana.

Entre os destaques da edição 2023, está o harpista alemão Markus Thalheimer, que abre a programação, no dia 1º de julho (sábado), às 13h, dividindo o palco do CCBB RJ com a camerata do projeto Uerê, formada por crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro, entre 7 a 18 anos, que tocam instrumentos de cordas e percussão. A Camerata Uerê foi criada em 2013 por Constance Depretz, violinista francesa então radicada no Rio de Janeiro. Hoje, ela é composta por 30 alunos do Projeto. Markus Thalheimer, harpa (Alemanha), nascido em Stuttgart em 1987, recebeu suas primeiras aulas de harpa em sua cidade natal aos seis anos de idade. Imediatamente após seus estudos, ele foi acadêmico na Academia Giuseppe Sinopoli da Staatskapelle Dresden por dois anos. Desde a temporada 2016/2017, Thalheimer é o principal harpista da New Lausitz Philharmonic Orchestra. Como um músico procurado nacional e internacionalmente, os compromissos regulares levam-no a grandes festivais e orquestras de renome por toda a Europa.

Serviço:
XVIII RioHarpFestival
De 01 a 31 de julho – Teatro I
2 apresentações diárias, de quarta a segunda.
Entrada gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes de cada espetáculo
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura
Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -