- Publicidade -

Bienal do Livro Rio anuncia as novidades da edição especial de 40 anos

Publicado em:

Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, a Bienal do Livro Rio vai promover – em sua edição comemorativa de 40 anos – experiências que vão além dos livros, em palcos inéditos e com bastante interação com o público. Confira a programação completa!

Realizado pela GL events Exhibitions e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país vai reunir mais de 300 autores e personalidades em mais de 200 horas de programação para um público de todas as idades, entre os dias 1º e 10 de setembro, no Riocentro, Barra da Tijuca. Aliás, a expectativa é de que aproximadamente 600 mil pessoas circulem pelo evento nos dez dias de programação. Os ingressos para a Bienal 40 anos começaram a ser vendidos no dia 1º de agosto no site da Bienal.

O festival traz relevantes discussões contemporâneas, acompanhando as mudanças do mundo. Novas abordagens vão criar mais conexões com os visitantes, unindo pessoas apaixonadas por contar e ouvir histórias, e fomentar o que nos diferencia como seres humanos: a capacidade de sentir e de se emocionar, com sessões pensadas para explorar a transversalidade dos livros, trazendo as narrativas que vão para os filmes, séries, músicas e peças de teatro.

Entre as novidades, destaque para os formatos Em Primeira Pessoa e Páginas no Palco pensados para ocupar o tradicional Café Literário – e o Páginas na Tela, que promete movimentar a Estação Plural. Há ainda um novo espaço de diversão e efervescência batizado de Palavra-Chave.

“A Bienal é um evento muito querido e que faz parte do calendário do país. Ao longo desses 40 anos, deixou de ser uma feira de livros e se transformou em um festival de cultura e entretenimento, oferecendo experiências que transcendem o formato do livro físico para um conceito de leituras elásticas, permeando o audiovisual, teatro, música e games. Estamos trabalhando para entregar ao nosso público, neste ano tão especial, uma edição como nenhuma outra”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora de Negócios da GL events Brasil.

Além disso, a Bienal 40 anos também decidiu apostar em um coletivo curador para apresentar o conteúdo de forma integrada, percorrendo uma trilha de conhecimentos por temáticas variadas. Assim, Clara Alves, Mateus Baldi e Stephanie Borges assinam os espaços Café Literário e Palavra-Chave, convidando autores para conversar a respeito de assuntos da atualidade, e não apenas sobre as suas expertises já conhecidas. As mesas reunirão, por exemplo, personalidades negras, LGTBQIAPN+ e feministas, todas juntas, em busca da diversidade de perspectivas.

O festival foi cuidadosamente pensado para agradar a todos os perfis de público, com uma programação variada e diferente de tudo o que se viu em edições passadas.

Confira os espaços e os novos formatos:

Café Literário – O Café Literário chega à edição 2023 renovado. Com uma proposta mais intimista e envolvente, segue promovendo discussões que apontam os rumos da nossa sociedade. Por ele, vão circular mais de 45 nomes que são referência na literatura e nas artes, para trocas de ideias e pontos de vista sobre incontáveis assuntos, distribuídos em mais de 20 mesas. No espaço, os bastidores da escrita e de outras formas de contar histórias ganharão evidência com a chegada de dois formatos inéditos: o Em Primeira Pessoa e o Páginas no Palco.

Em Primeira Pessoa – Estreante na programação do Café Literário, o formato Em Primeira Pessoa trará autores consagrados para conversar com o público, em estilo semelhante ao TedTalks. Entre os nomes confirmados estão os de Conceição Evaristo e do líder indígena Aílton Krenak. Após as apresentações, haverá espaço para perguntas com mediação de Eliana Alves Cruz e Orlando Calheiros, respectivamente ao lado de Conceição e Aílton. A grande diferença será o tempo de discurso maior, proporcionando ambiente mais confortável para as conversas.

Páginas no Palco – Outra atração inédita do Café Literário é o Páginas no Palco, que levará performances, leituras e monólogos de grandes personalidades do teatro, com peças adaptadas dos livros. Vera Holtz, Cláudia Abreu e Beth Goulart são algumas das 11 personalidades que subirão ao palco, sob direção da escritora e atriz Bianca Ramoneda.

Sextou com Simas – O Café Literário também ganhará “resenhas” em clima de boteco com Luiz Antonio Simas. Nas duas sextas-feiras, dias 1º e 8 de setembro, o autor recebe convidados para o Sextou com Simas, uma verdadeira “mesa de bar” que vai levar debates quentes das ruas para a Bienal.

Estação Plural – Páginas na Tela – O Estação Plural é um espaço já conhecido do público, que nesta edição pós-pandemia se transforma para abraçar a pluralidade, as várias maneiras de se trabalhar o conteúdo. Uma delas será o formato inédito Páginas na Tela, que terá foco nas narrativas audiovisuais e discussões sobre obras literárias que originaram filmes, novelas, séries e minisséries. A escritora, diretora e produtora Rosane Svartman assina a curadoria de seis mesas, que serão ponto de encontro do público com autores, diretores e atores que participam de suas vidas. Nos dias 2, 3 e 9 de setembro, expoentes de produções do cinema, TV e do streaming participam das mesas em dois horários, às 15h e às 18h.

“A Bienal do Livro do Rio é um dos maiores eventos de cultura do nosso país e estamos muito felizes em apoiar essa edição especial de 40 anos com tantas ações sociais. Um dos nossos principais valores é a inclusão e acreditamos na construção de um futuro melhor para todas as pessoas por meio da cultura, educação e diversidade”, diz Adriana Anido, VP de Marketing da Colgate-Palmolive no Brasil.

Acessível para todos os públicos, a Bienal do Livro Rio fará tradução simultânea em Libras de todas as sessões da programação oficial, democratizando ainda mais o acesso ao conhecimento. Ao todo, o evento contará com mais de 200 horas de conteúdo.

Pessoas com deficiência visual poderão fazer uma visita guiada e imersiva ao Espaço Infantil, um pavilhão dedicado às experiências de construção e incentivo à paixão pelas histórias, que resgata grandes nomes da literatura responsável pela formação de leitores. Interessados devem chegar 15 minutos antes da abertura do evento e dirigir-se ao balcão Visitação Guiada, localizado próximo ao Pavilhão Laranja.

“Essas ações sociais, de cuidado com a comunidade e inclusão de todos os públicos são muito importantes para nós. No caso da Visitação Escolar, uma agenda que integra a Bienal desde o início dos anos 2000, a grande intenção é cativar o público infantil e fazer do Brasil um país de leitores. Por isso, é uma grande satisfação para nós trabalhar com a Colgate-Palmolive, uma parceira tão alinhada às nossas premissas”, diz Tatiana Zaccaro, diretora de Negócios da GL events Brasil.

Além disso, o evento vem capacitando um time de atendimento ao público, que estará responsável por receber e orientar visitantes idosos, pessoas com qualquer deficiência ou alguma outra necessidade. Aliás, aA parceria da Colgate-Palmolive com a Bienal vai se estender para depois do evento. A marca fará a doação de livros e kits de higiene para crianças em uma ação numa biblioteca pública no Rio Comprido.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -