- Publicidade -

Cia Suave comemora nove anos de muita dança com o projeto “Suave na Educação”

Publicado em:

Cia SuaveCirculando pela Europa com montagens de seu repertório, a Cia Suave retorna ao Rio de Janeiro, seu local de origem, para comemorar seus nove anos de muita dança com o projeto “Suave na Educação”. Formada por artistas periféricos cariocas, a Cia realizará apresentações gratuitas do espetáculo “SUAVE” em escolas da Zona Norte e Oeste da cidade, tendo como marco uma apresentação de estreia no Museu da Maré, dia 17 de agosto, às 19h.

No dia 18 de agosto, das 16h às 19h, a companhia de dança capitaneada por Alice Ripoll vai ministrar oficinas e conversas na Arena Dicró, na Penha. Tudo com entrada franca graças ao fomento oferecido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA.

“Tudo é uma questão de flow. Não tem o erro, o atraso, o que saiu da linha, porque o que realmente importa é o jeito: como você vibra, como você pulsa, como se move? Se a gente força, não acontece o que era pra acontecer, perde a espontaneidade. Criar é mesmo inventar novos modos de criação. Que desafio pode ser maior?”, pondera Alice Ripoll. “Os intérpretes me presenteiam com uma explosão de criatividade e coragem. Coragem de saber que a vida passa – já diz a tatuagem do Gabriel, um dos bailarinos: ‘one life, one chance’. Estes jovens e geniais cronistas do cotidiano me ensinam. Viva a vanguarda das comunidades do Brasil!”, continua Alice.

A Cia. SUAVE foi fundada em 2014 pela coreógrafa Alice Ripoll a partir do projeto “Entrando na Dança”, com 10 jovens do Complexo do Alemão. O resultado foi tão surpreendente que o espetáculo circulou pela Europa por quatro anos consecutivos. No entanto, dificilmente o grupo consegue mostrar o trabalho no Rio de Janeiro. Soma-se a isso um profundo desejo de aproximação com os jovens em formação, e com quem é motor neste processo, as pessoas profissionais da Educação.

“A importância do território da Arena Dicró é fundamental. A criação da Cia. SUAVE está intimamente ligada à Arena; lá foram realizadas a audição, a criação e a estreia do primeiro espetáculo. Muitos dançarinos ainda vivem no Complexo da Penha, então é de grande valor afetivo para nós e para a cidade voltar à Arena Dicró com um programa de partilha de saberes e experiências entre bailarines e público”, considera Alice, para quem é vital também a parceria com o Museu da Maré neste projeto, numa sessão em horário noturno com o desejo que a cidade lote o equipamento público.

SERVIÇO:
“SUAVE NA EDUCAÇÃO”
Circulação: 16 a 24 de agosto
Ingressos: Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -