- Publicidade -

Fale Comigo – Irmãos youtubers trazem terror juvenil ainda que autêntico

Publicado em:

A dupla de irmãos Danny e Michael Phillippou começou sua carreira como criadores de conteúdo para o YouTube, e a agora eles fazem sua estreia na direção no mais novo terror da Diamond Films, Fale Comigo. Após perder sua mãe de forma trágica, Mia (Sophie Wilde) tenta colocar sua vida de volta aos trilhos, tentando ser uma adolescente normal. Em paralelo a isso, um jogo sinistro começa a pipocar nas redes de Mia e sua melhor amiga Jade (Alexandra Jensen), criando imensa curiosidade na jovem em luto e uma oportunidade para ela sair desse lugar de esquisita órfã de mãe. Em uma festa, as meninas se dão de frente com o artefato do jogo, uma mão de cerâmica. Seu poder? Ver e falar com os mortos, porém não é tudo, ela também permite que os mortos entrem em você. O problema é quando eles se recusam a sair.

Fale ComigoFilmes de fantasmas estão entre os mais clássicos do terror, em Fale Comigo parece muito uma leitura de Witchboard, intitulado no Brasil como Espírito Assassino. Um grupo de jovens brinca com um artefato de comunicação com os mortos, porém eles cruzam os limites e mostram o porquê não se brinca com os mortos. No caso do filme, não é um tabuleiro, e sim, uma mão onde a pessoa aperta e dessa forma se comunica com um espírito aleatório. Ainda que o argumento seja similar a diversos outros filmes de terror, o filme tem, certamente, autenticidade na forma de contar a história e na excelente direção dos irmãos Philippou. Provavelmente, por virem de um ambiente, o YouTube, onde a comunicação com o público jovem é essencial, os diretores souberam transmitir esse dinamismo juvenil perfeitamente. O filme é engraçado, bizarro e usa um terror de intensidade.

Aliás, essa intensidade não necessariamente causa sustos, mas ela conduz o público para cada vez mais dentro do filme e aos poucos você percebe que está sendo manipulado pela direção. O coração acelera em momentos chave, ou há uma angústia junto a uma euforia, do tipo que você quer gritar com os personagens e mandar eles pararem de fazer burrice. Além disso, por mais que todos saibamos que eles só estão piorando a situação, o desenvolvimento da protagonista dá uma base para que não fique forçado. Ao final, se entende perfeitamente todo o caminho trilhado por Mia, e o resultado final fecha um ciclo que amarra o filme inteiro.

O elenco todo é excelente! São atores muito jovens, que não deixam nada a desejar em atuação, em especial Sophie Wilde que dá ainda mais força a sua personagem. Uma menção honrosa a Miranda Otto que entrega momentos icônicos de uma comédia ácida totalmente alinhada com o estilo da atriz. A direção de fotografia opta por quase sempre filmar a noite ou na meia luz. Aliás, a fotografia sabe muito bem brincar com as sombras, assim como a mixagem e edição de som trazem mais corpo ao terror do longo. O som produz uma tridimensionalidade que por sua vez aumenta a imersão, e dessa forma permite que o público seja conduzido, ou melhor, verdadeiramente, manipulado pelos diretores. A edição também tem um esmero detalhista que é essencial na receita para criar esse incrível longa.

Em conjunto ao roteiro, assinado por Danny Philippou, Bill Hinzman e Daley Pearson, a direção consegue contar uma história de fantasmas com regras implícitas, que já foram pulverizadas na cultura mundial. Possivelmente, essas “regras” criadas pelo roteiro podem ter um efeito maior no público brasileiro por conta da diversidade religiosa do nosso país, que possui religiões de contato com espíritos ou culto aos ancestrais, como Espiritismo e cultos de matriz africana.

Sem dúvida, Fale Comigo fará sucesso nos cinemas brasileiros. Um filme excelente, feito com pouquíssimo dinheiro e produzido de forma magistral. A produtora A24 já confirmou uma sequência, o que não foi surpresa mediante ao sucesso imenso na bilheteria estrangeira.

 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -