- Publicidade -

Rodrigo Braga expõe na Anita Schwartz Galeria de Arte

Publicado em:

Exposição “Pedra Latente”, com obras inéditas e recentes de Rodrigo Braga, na Anita Schwartz Galeria de Arte.

Entre desenhos e fotografias, que aprofundam e radicalizam sua pesquisa iniciada em 2017, no Cariri cearense e nas regiões de pedras calcárias na França, exposição tem texto crítico de Bianca Bernardo.  As dicotomias – preto e o branco, direita e esquerda, positivo e negativo – são questionadas pelo artista, que busca uma saída para além disso.

As pedras, que aparecem roladas, ovaladas, com intervenções de pintura feitas por Rodrigo Braga – presentes tanto nas fotografias como nos desenhos –, sugerem que em sua rigidez e aparente imutabilidade estão, na verdade, plenas de energia, prestes a eclodir, como na lei da entropia. “Este ‘estado estacionário’, de um sistema, em uma condição de energia quase nula, é onde tudo está por acontecer, quando qualquer e mínima entropia alcança seu êxito. Sair do estado neutro, dócil e de senso comum, é justamente onde se impõe a criação, onde a provocação da arte pode acontecer, ainda que para alguns soe apenas como desordem”, explica. “Este estado latente aponta para novas possibilidades, e é isso o que espero para a humanidade”, afirma.

Em algumas fotografias, o artista usa seu próprio corpo para interagir com as pedras. “Recentemente venho me interessando por caminhar em terrenos mais áridos que de costume, onde meu próprio corpo, personificando uma humanidade em ruínas, é o único vivente visto nestas paisagens. Estamosnos aproximando do chamado ponto de não retorno, em que o homem pode estar protagonizando um dano tão grande contra o meio ambiente que possa levar à sua própria extinção. Agora não há mais outros animais, e a única presença vegetal tem feições áridas ou se encontra carbonizada. Como numa metáfora de tempos sombrios vividos, os recursos se exaurem e este homem transita por terras empoeiradas, e duras, em busca de outras direções possíveis”, diz Rodrigo Braga.

“Atualmente vivemos a ideia de fim de mundo, de abismo, ou a queda do céu, como alertou Davi Kopenawa Yanomami, e este pode ser o estado primordial, o princípio da criação artística, daquele que lida com o sensível, como uma espécie de alquimista de matérias e símbolos. A forma do ovo, do globo ocular, ou do crânio, pode ser o estado latente da mudança”, diz.

Serviço:
Exposição “Rodrigo Braga – Pedra Latente”
Abertura: 23 de agosto de 2023, das 19h às 21h
Até 21 de outubro de 2023
Anita Schwartz Galeria de Arte (Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea)
Telefones: 21.2274.3873 | 2540.6446 | 99603-0435 (whatsapp)
Segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 12h às 18h
Entrada gratuita
www.anitaschwartz.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -