- Publicidade -

Henrique Morelenbaum é homenageado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Publicado em:

Theatro Municipal do Rio de Janeiro presta uma justa e merecida homenagem a um dos mais importantes maestros brasileiros do século XX, Henrique Morelenbaum, falecido em 2022. No mês em que completaria 92 anos, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a Associação de Canto Coral e a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro se juntam para homenagear o maestro que marcou sua trajetória artística nas três instituições.

Morelenbaum foi aluno de violino, viola e regência da Escola de Música e posteriormente professor de Harmonia, Contraponto, Fuga e Composição. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi maestro adjunto da Orquestra Sinfônica, tendo dirigido inúmeros espetáculos de ópera, balé e concertos, além de dirigir a instituição por duas vezes. Com a Associação de Canto Coral realizou vários concertos e gravações.

O concerto contará com a participação da soprano Flávia Fernandes, representando o Theatro Municipal, onde estreou como solista pelas mãos de Morelenbaum. O Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral foi preparado pelo maestro Miguel Torres, sob a direção de Jésus Figueiredo. E para homenagear o pai, Jaques Morelenbaum, violoncelista e compositor, escreveu uma obra em homenagem ao pai quando ele fez 70 anos (Uma Noite em Laguev) e vai tocar no palco do Municipal.

No programa, ‘In Memoriam’, de Ernst Bloch, e ‘Pastoral’, de Ernani Aguiar remetem à cultura e religião judaicas de Morelenbaum, nascido na Polônia em 1931 e naturalizado brasileiro. Já ‘Psalmus’, de João Guilherme Ripper, e ‘Celebrare’, de Ronaldo Miranda, integram o programa como dupla homenagem ao professor por dois de seus mais destacados alunos de Composição: a obra de Ripper foi dedicada a Morelenbaum em 2002; a de Miranda por ele estreada em 2005.

As obras de Villa-Lobos, recorrentes nos programas de concertos regidos por Morelenbaum, representam seus profundos conhecimentos de Contraponto e Fuga, através do Prelúdio da Bachianas Brasileiras no.4, como também sua dedicação à música brasileira, através das Quatro Canções de ‘Floresta do Amazonas’. A Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresentará sob o comando de André Cardoso, outro ex-aluno de Morelenbaum.

Serviço:
Concerto em homenagem ao maestro Henrique Morelenbaum
Participação especial de Jaques Morelenbaum
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro
Data: 19 de setembro – terça-feira
Horário:19h
Ingressos à venda em https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/apresentacao/47d9bf53f5170201075744acec10dced832c68ce

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -