- Publicidade -

“O Pôa” em cartaz no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema

Publicado em:

Depois de lotar a Sala Verde do Teatro O Tablado em todas as apresentações de sua primeira temporada, “O Pôa” entra em cartaz no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, durante o mês de setembro, dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência a partir da campanha Setembro Verde.

“O Pôa”
Foto: Bê Riley

A peça é protagonizada por Nabuco, PcD portador da má formação de Arnold-Chiari, e apresenta o conflito de um corpo não-ortodoxo com uma situação aparentemente absurda e sem esperanças. Criando uma relação íntima entre elenco e plateia, o espetáculo não só provoca uma reflexão sobre o lugar das PcD na sociedade e na arte contemporânea, como também dialoga com as condições mais íntimas e primitivas do ser humano, buscando novas possibilidades cênicas e sociais.

Idealizada por Vitor Hugo Guimarães, que assina a direção ao lado de Luiza Kosovski, a obra partiu de uma pesquisa em grupo sobre textos de autores como Beckett, Artaud, Schopenhauer e Viviane Mosé. A linguagem da pantomima, do palhaço e do absurdo compõem juntamente com a dramaturgia e o cenário para envolver a plateia na vivência desse personagem curioso. De forma não estigmatizante, a obra se propõe a colocar em xeque os conceitos de “normal”, “deficiência” e “corpo”, pensando novos discursos e possibilidades cênicas e sociais.

“Sempre encarei muito bullying por causa da minha condição e até hoje sofro com isso. Ser especial não é uma doença, muitas pessoas não entendem. Mas sempre acreditei em mim, esse projeto é um sonho. A importância de confiarem no meu trabalho no teatro e me aceitarem como eu sou é enorme, me dá força e coragem”, contou Nabuco.

“O espetáculo, da maneira como encontramos hoje, é resultado de um longo processo. Uma grande referência foi o texto “Ato sem Palavras”, de Samuel Beckett. Existia algo que eu e Vitor buscávamos: uma estética, um ponto de vista beckettiano. Foi durante os ensaios que ampliamos o escopo de referências, porque a pesquisa e o improviso se retroalimentaram”,  pontuou Luiza.

SERVIÇO
Temporada: 4 a 25 de setembro
Horário: Segunda às 20h
Local: Teatro Cândido Mendes (Rua Joana Angélica, 63 -Ipanema)
Capacidade: 102 lugares
Ingressos na bilheteria
Duração: 40 min
Classificação indicativa: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -