- Publicidade -

OSB Jovem se apresenta na Sala Cecília Meireles

Publicado em:

A Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB Jovem ) subirá novamente ao palco da Sala Cecília Meireles, sob regência do maestro Anderson Alves. A orquestra jovem interpretará obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Igor Stravinsky e Ludwig Van Beethoven.

OSB Jovem
Foto: Andrea Nestrea.

Este será o quinto concerto do grupo recém-formado. A OSB Jovem renasce como orquestra social plural e diversa, que tem por princípio o desenvolvimento e o fortalecimento da diversidade, da equidade e da inclusão por meio da música, a fim de fomentar nos alunos e professores uma consciência social e o senso de comunidade. Os integrantes foram selecionados por meio de um processo que levou em consideração critérios específicos como renda familiar, gênero e autodeclaração de raça.

O Quarteto nº 14 em sol maior, de Wolfgang Amadeus Mozart, é o primeiro dos Quartetos Haydn, um conjunto de seis obras que o compositor escreveu durante seus primeiros anos em Viena em honra do compositor Joseph Haydn, que é tido como o pai dos quartetos de cordas.

Em seguida, ouviremos a Suíte nº 2 para pequena orquestra, de Igor Stravinsky, composta para um teatro de Music Hall em um contexto no qual o efetivo de músicos era reduzido. Foi, assim, ao encontro da ambiência dos anos vinte, irradiando bom humor e irreverência sem disfarçar uma disposição mundana condizente.

O espetáculo se encerra com uma das obras mais icônicas de todos os tempos, a Sinfonia n° 5, de Ludwig van Beethoven. Impressionante vitalidade rítmica, poderoso senso dramático e uma arquitetura grandiosa são algumas das marcas fundamentais do primeiro movimento, cujo famoso motivo de quatro notas ressoa ao longo de toda a sinfonia. O “Andante con moto” que se segue é uma série de calorosas variações no qual o pathos anterior cede lugar ao lirismo. Ao invés de um minueto e trio, Beethoven põe em cena um Scherzo como terceiro movimento; nele, a atmosfera densa do “Allegro con brio” inicial irrompe novamente, sobretudo por conta do retorno à tonalidade de Dó menor, mas após uma fantástica transição, as nuvens se dissipam, e a sinfonia culmina em um jubiloso “Allegro”, em dó maior.

SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem
Dia 8 de outubro (domingo), às 11h
Local: Sala Cecília Meireles (R. da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e no site Eleven Tickets

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -