- Publicidade -

Vida de Dom Pedro I ganha abordagem sobre a trajetória musical do Imperador

Publicado em:

A musicista e pesquisadora Rosana Lanzelotte lança o livro “Já raiou a liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”, pela editora Capivara. A publicação, disponível em formato impresso e em e-book, destaca o papel de D. Pedro I músico, autor do Hino da Independência, e também da vida musical no início do século XIX no Rio de Janeiro. A trajetória musical de Dom Pedro I, praticante de diversos instrumentos musicais, é desconhecida por muitos. O lançamento do livro será realizado em recitais gratuitos apresentados por Rosana Lanzelotte, com o repertório do Imperador, na semana do aniversário de D. Pedro I e dos 201 anos de sua aclamação. No Rio de Janeiro, o recital será no Palácio São Clemente, dia 11/10, às 19h; em Campinas, no auditório do Museu Carlos Gomes, dia 13/10, às 20h; em São Paulo, no Auditório do Museu Ipiranga, dia 14/10, às 16h. Durante os eventos, os livros serão disponibilizados a preços promocionais.

A publicação é fruto de quatro anos de pesquisas sobre as obras de D. Pedro I, com atuação in loco em bibliotecas de países como Brasil, França, Portugal e Áustria, que resultaram em dezenove edições. Todas as obras conhecidas estão gratuitamente disponíveis no Musica Brasilis (https://musicabrasilis.org.br/), portal dedicado à disseminação de partituras de compositores brasileiros, criado por Rosana em 2009. As obras foram editadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, cujo objetivo é dar acesso livre e aberto a edições de 5 mil partituras de compositores brasileiros em domínio público através da web. “Um convite para conhecermos a trajetória do “rei-orquestra”, que dominava vários instrumentos e que compôs obras publicadas em Lisboa, Porto, Paris e Londres” explica Maurício Vicente Ferreira Júnior, historiador, Diretor do Museu Imperial.

O livro é um encontro entre a contemporaneidade e o passado. Se por um lado, o leitor pode ter acesso aos bastidores da história do país, por outro, ele se transforma em um leitor-ouvinte, uma vez que as páginas do livro contam com QR Codes que levam aos áudios e/ ou vídeos das composições. Dessa forma, a experiência da leitura ganha novos contornos. “Trata-se de um livro sobre música e História. Por isso, nada mais adequado do que sugerir que o leitor ouça os repertórios.”, conta a pesquisadora Rosana Lanzelotte. “Escrito com graça, leveza e objetividade, o livro de Rosana Lanzelotte é uma biografia de D. Pedro I que foca em um dos aspectos que a historiografia tem tratado de forma secundária: sua produção musical” Isabel Lustosa, historiadora e cientista política.

Para isso, o álbum “O Amor Brasileiro”, com obras para pianoforte de D. Pedro I e de seu mestre Sigismund Neukomm, será disponibilizado nas plataformas digitais a fim de complementar o lançamento, com peças dedicadas a D. Pedro e D. Leopoldina, nunca antes gravadas, além dos consagrados hinos do Imperador. As peças são interpretadas pela própria autora e estarão liberadas nos perfis do Musica Brasilis “Já raiou a Liberdade” coloca, a partir de estudos inéditos e aprofundados, a correta posição de D. Pedro I em nossa história, não apenas como um príncipe libertário, mas como um músico de elevado talento e pleno domínio do artesanato composicional. Também nos revela a densidade e qualidade técnica deste estudo-biografia, praticado por uma das maiores instrumentistas e conhecedora da realidade histórica e musical brasileira, Rosana Lanzelotte. Leitura obrigatória de todo interessado ou profissional da música deste país”, declara o maestro e arranjador Júlio Medaglia.

Este projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da farmacêutica EMS, apoio financeiro da Sirius e Pleni, e realização do Instituto Musica Brasilis, Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.

“Para a EMS, uma empresa 100% nacional, que investe e aposta no Brasil há 59 anos, é um orgulho patrocinar uma obra desse porte e conteúdo, que mostra a faceta do compositor de D. Pedro I, obras por ele compostas e seus tantos significados. Nossa proposta é colaborar para tornar pública tamanha riqueza e para ampliar o acesso ao conhecimento de fatos do país, valorizando a nossa história e enriquecendo as reflexões sobre como e por que chegamos a ser quem somos e quem ainda podemos chegar a ser como nação”, explica Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS. A empresa é também uma das patrocinadoras das obras de revitalização e ampliação do Museu do Ipiranga, o maior símbolo da Independência do Brasil, reaberto ao público em setembro de 2022. Além disso, é idealizadora da exposição “Memórias do Império”, que foi lançada de forma inédita e gratuita na cidade de Campinas (SP) em 2023, reunindo uma notável coleção particular da empresa, com cerca de 110 peças dos séculos 18, 19 e 20 ligadas ao cotidiano monárquico e à memória da Independência.

Ações sociais e educacionais

O lançamento do projeto traz ainda uma série de ações sociais e educacionais gratuitas. Para os professores, será oferecido o curso “D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” e um plano de aula, ambos elaborados pela pedagoga Adriana Rodrigues Didier. No total, serão encontros online, ao vivo, com 40h de duração e certificado concedido aos participantes. O objetivo é o de disseminar o conhecimento a respeito da trajetória de D. Pedro I compositor e da música de seu tempo, ainda pouco conhecidos pelo público. Rosana também irá ministrar palestras apresentando aspectos de D. Pedro I compositor em duas escolas da rede pública na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, 20% da tiragem será doada para escolas e/ou bibliotecas públicas. “Rosana Lanzelotte tanto tem feito, como intérprete, pesquisadora e gestora cultural pela causa da redescoberta e da divulgação da música no Brasil, e aqui, mais uma vez, nos demonstra como o rigor e a profundidade da investigação podem conviver com o talento de uma excelente contadora de histórias”, comenta Rui Vieira Nery, musicólogo da Universidade Nova de Lisboa.

Acessibilidade no lançamento

Pensando na melhor experiência para todos, ações de acessibilidade ficarão disponíveis durante o lançamento da obra, como a presença de intérprete de libras nos recitais. O audiobook será disponibilizado gratuitamente para instituições voltadas a deficientes visuais. Conteúdos legendados estarão disponíveis em todos os canais digitais do Musica Brasilis.

Serviço:
Dia 11/10 (quarta) – Rio de Janeiro/RJ – Consulado-Geral de Portugal/Palácio São Clemente, às 19 horas – capacidade 150 lugares. Ingressos no Sympla
Sessão de autógrafos
LIVRARIA DA TRAVESSA – R. Visc. de Pirajá, 572 – Ipanema
DIA 10 DE NOVEMBRO, sexta-feira às 19 HORAS

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -