- Publicidade -

Festival Assim Vivemos celebra 20 anos com exibição de filmes no MAM

Publicado em:

O Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – o mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema – completa 20 anos em 2023 e é homenageado com uma mostra promovida pelo programa ‘Cinemateca: redes em movimento’, na Cinemateca do MAM.

O Festival apresenta no dia 2 de dezembro, às 11h e às 14h30m, duas sessões com quatro obras premiadas que foram exibidas em edições passadas do festival e que dialogam com a ideia da arte como força transformadora. Com entrada franca, todos os filmes terão audiodescrição, interpretação em LIBRAS e Legendas Descritivas. Após a sessão do longa-metragem O artista é a força do pensamento haverá um debate com o diretor Elder Fraga, o dançarino Marcos Abranches e a produtora do festival Graciela Pozzobon, com mediação de Fernanda Costa.

O “Cinemateca: redes em movimento” é uma mostra de filmes on-line e presencial organizada para promover a produção e o intercâmbio de conhecimento sobre o patrimônio audiovisual em seus mais diferentes aspectos, desenvolvendo parcerias institucionais e interfaces críticas por meio do estímulo a uma reflexão interdisciplinar. O ciclo é um desdobramento e ampliação do projeto Veredas do Patrimônio Audiovisual, realizado ao longo de 2021.

Organizado em dez módulos o ciclo busca destacar, através da exibição de filmes, da realização de debates e da publicação de livros, uma série de documentos e obras audiovisuais conservados pela Cinemateca do MAM e instituições congêneres, assim como proporcionar o conhecimento sobre iniciativas de difusão cinematográfica e audiovisual em grande diversidade.

Criado há 20 anos, o Festival Assim Vivemos é uma iniciativa pioneira no Brasil, destacando-se como o principal evento dedicado à promoção da inclusão e conscientização sobre as questões relacionadas às pessoas com deficiência. Ao longo dessas duas décadas o festival se consolidou como um espaço de reflexão e diálogo, utilizando o cinema e o audiovisual como meio para sensibilizar o público e gerar discussões sobre a diversidade, os direitos humanos e a quebra de estigmas associados à deficiência. Desde o seu início, disponibilizou recursos de acessibilidade. A primeira sessão de cinema com audiodescrição no Brasil, aconteceu na primeira sessão do festival.

Serviço
Dia 2.12
11h e 14h30m
Cinemateca do MAM Auditório Cosme Alves Netto – Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo – Rio de Janeiro
Ingresso: Gratuito – Link Lotação: 180 pessoas

Confira toda a programação do Festival Assim Vivemos no site.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -