- Publicidade -

“Mostra SCORSESES” leva 12 filmes do diretor para o Estação

Publicado em:

A “Mostra SCORSESES” – no plural porque o Estação pretende com ela fazer um passeio por alguns dos vários temas de interesse do diretor Martin Scorsese. Os filmes da mostra invadirão ainda as sessões da meia-noite e as matinês, neste caso também no Estação NET Rio.

"Mostra SCORSESES"A mostra apresentará doze filmes de ficção e dois documentários de Martin Scorsese que, tendo realizado 48 filmes (fora trabalhos para TV e experiências como o videoclipe de BAD para Michael Jackson), acaba de lançar mais um, Assassinos da Lua das Flores, aos 80 anos, e é considerado um gigante na história do cinema.

O que faz com que diversos dos seus filmes estejam em todas as listas dos melhores filmes já feitos são variadas qualidades que começam, talvez, pelo amor e o enorme conhecimento que tem do cinema mundial. E passam pelo domínio prodigioso da técnica e da linguagem cinematográficas, pela versatilidade com que passeia por temas e gêneros, pela fidelidade ao que acha importante ser dito, pelo talento especial para dirigir atores e, ainda, pela capacidade de sempre mostrar algo de novo, surpreendente, pertubador e humano em seus trabalhos. E é um pequeno, mas intenso, panorama destas qualidades que a mostra SCORSESES pretende apresentar ao público através de obras escolhidas a dedo.

Entre estas obras, estão títulos realizadas pelo cineasta ainda no início da sua carreira, a começar por seu terceiro filme e primeira colaboração com o ator Robert De Niro “Caminhos Perigosos”, de 1973 e “Alice Não Mora Mais Aqui” (1974), com Ellen Burstyn (de “O Exorcista”), num papel inesquecível,. e seguindo por produções das décadas de 80 e 90, até “Os Infiltrados”, de 2006.

Na sessão Filmes da Meia-Noite, serão exibidos “Depois de Horas”, de 1985, e “Vivendo no Limite” (1999), com Nicolas Cage – Scorseses perfeitos para assitir madrugada adentro. Os documentários incluídos na mostra são dois exemplares de um gênero fartamente explorado pelo diretor embora pouco notado. O encantador “Italianamerican” (1974) apresenta os próprios pais de Scorsese, refletindo sobre a vida de imigrantes sicilianos na América. “O Último Concerto de Rock” (78) continua aclamado como um dos maiores documentários de shows jamais feito – e família, Itália e música são, afinal, algumas de suas principais obsessões.

As novas gerações terão oportunidade de ver obras-primas na telona do cinema e os cinéfilos em geral, de rever muitos de seus filmes icônicos, amados por gerações, como “Touro Indomável”, “Táxi Driver” e “Os Bons Companheiros”. E o Estação acredita que todos os filmes desta seleção são absolutamente necessários para quem ama cinema. Aliás, também vários outros que, desta vez ficaram de fora, mas ainda queremos mostrar. é surpreendente que Martin Scorsese só tenha ganho um Oscar em 60 anos de carreira, porque seus filmes fazem parte da espinha dorsal do cinema e da cultura do segunda metade do século XX e deste início de século XXI.

Adjacente à Mostra SCORSESES, queremos lembrar a permanente militância do cineasta na promoção, recuperação e preservação de filmes do mundo todo, através de The Film Foundation, instituição fundada por ele que contribuiu no resgate, por exemplo, de “Limite”, de Mário Peixoto, um dos maiores filmes brasileiros de todos os tempos segundo a ABRACCINE, e que será exibido na sessão Classiquíssimos, no Estação NET Rio, na segunda-feira anterior ao começo da mostra, no dia 27/11, às 21h.

A Mostra SCORSESES será realizada de 30 de novembro a 6 de dezembro nos cinemas Estação NET Botafogo e Estação NET Gávea.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -