- Publicidade -

“O Caminho” na Galeria da Aliança Francesa Botafogo

Publicado em:

A galeria da Aliança Francesa Botafogo abre ao público a exposição “O Caminho”, das artistas Pauline Rousseau e Kamila K Stanley, selecionadas na 2ª edição do programa de residência de mesmo nome, para desenvolver seus trabalhos fotográficos no Brasil. A exposição faz parte do calendário oficial da 16a edição do FotoRio.

“O Caminho”  exibe as séries fotográficas produzidas pelas artistas visuais antes da residência artística.

A fotógrafa francesa Pauline Rousseau apresenta três séries: “Les Muscles”, “Vestiaire” e “La séance”. Juntas, elas fazem parte de um projeto de pesquisa teórica e visual intitulado “Débandade”, que analisa o gênero e, mais especificamente, a masculinidade hegemônica e suas representações, a partir de uma perspectiva feminista. Ela explica, “A Débandade é uma busca com um protocolo duvidoso. Ela não é realizada sem humor, medo, atração, tensão, ternura, erotismo e conflito”.

Essas diferentes obras e séries questionam o “olhar feminino” e as representações tradicionalmente associadas à masculinidade dominante. Ao frustrar as expectativas e desafiar essas representações, possibilitamos e nos envolvemos em um processo de desconstrução.

“O Caminho”Já a fotógrafa anglo-polonesa Kamila K Stanley, que vive na França desde os 6 anos de idade apresenta a série Tenha Orgulho (“Sois Fier.e” em francês), vencedora do Prêmio SAIF 2023, com retratos de pessoas LGBTQIA+ e fotografias da flora brasileira. A série busca tornar visível uma comunidade marginalizada em uma sociedade em chamas, em que ainda há muito a ser reconstruído. Mas também é uma história de esperança; o testemunho de uma comunidade que é tão desarmada quanto desarmante. Em um mundo onde a intolerância está ganhando terreno, temos muito a aprender. É uma resistência comovente e terna: a do amor em uma época de ódio.

Iniciado em 2018, primeiramente em um círculo íntimo, o projeto cresceu ao longo de quatro anos, durante os quais Kamila viajou por todo o Brasil. Seu trabalho reúne depoimentos e entra, humildemente, na intimidade das pessoas que fotografa, distanciando-se dos estereótipos da cultura queer latina: corpos hipersexualizados ou a precariedade fetichizada da prostituição e do vício em drogas.

“Cada retrato tem a intenção de refletir uma imagem da qual a pessoa retratada se orgulha”, diz Kamila. Aliás, Kamila K Stanley grava depoimentos em áudio com cada pessoa fotografada.

Os retratos são intercalados com imagens da rica fauna brasileira, sugerindo um paralelo entre a violência infligida pelo homem às populações LGBTQIA+ e a violência infligida aos seres vivos (desmatamento da Amazônia, destruição da biodiversidade), fruto de toda uma construção social de opressão patriarcal.

Para a série Tenha Orgulho, Kamila K Stanley também fez um curta-metragem Super8 de mesmo nome, explorando a relação entre o corpo, o movimento e a dança na cultura queer.

Serviço:
Local: Galeria da Aliança Francesa Botafogo – Rua Muniz Barreto, 746
Período de abertura da exposição: 16 de novembro 2023 até 24 fevereiro 2024
Entrada gratuita, ingressos no Sympla  https://www.sympla.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -