- Publicidade -

Espetáculos com múltiplas artes marcam o fim de semana do Museu do Pontal

Publicado em:

No clima das festas de fim de ano, o Museu do Pontal terá um fim de semana com espetáculos que unem múltiplas artes, como dança, música, poesia e teatro. No sábado, às 10h, a professora e coreógrafa Cláudia Carvalho apresenta o espetáculo de dança “Poesia em Movimento”, que une imagens, sons e palavras e será interpretado pelos alunos do Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein.

Ao final da apresentação, o público será convidado a participar de uma atividade, movendo o corpo de forma lúdica. No mesmo dia, às 16h, haverá uma performance artística, com direção de Johayne Hildefonso, unindo dança, canto, percussão e arte circense. O grupo vocal haitiano Vwa San Fwontyè apresentará ainda canções haitianas e africanas. Domingo será dia de contação de histórias. A contadora Marcela de Carvalho celebra, às 16h, a proximidade do Natal com contos e cantigas sobre o nascimento e o momento de renovação. Toda a programação é gratuita.

Nas duas novas galerias do mezanino, a exposição Deslocamentos e travessias, de Marcelo Conceição, segue aberta para o público até março de 2024. O artista, que viveu por onze anos em situação de rua, expõe mais de 100 obras. Um vídeo conta ainda a trajetória de vida do escultor.

Entre 18 de dezembro e 03 de janeiro o museu estará fechado ao público. As atividades serão retomadas no dia 4 de janeiro e a partir do dia 11 começa a programação especial Férias no Museu do Pontal.

Confira a programação:

9/12 – Espetáculo de dança Poesia em Movimento

Sáb, 10h – A nova edição do projeto Parcerias Criativas traz ao museu o espetáculo de dança “Poesia em movimento”, interpretado pelos alunos do Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein com coreografia da professora Cláudia Carvalho. Localizado na Barra, o Núcleo é uma unidade de extensão de ensino que oferece aulas de arte a estudantes da rede municipal pública da cidade do Rio de Janeiro. Classificação livre.

Clamor! A Batida pelos Direitos Humanos

Sáb, 16h – Performance de dança, canto, percussão e artes circenses, sob a direção artística de Johayne Hildefonso, coreógrafo, ator e diretor, com passagens no teatro O Tablado e na companhia de teatro Nós do Morro. A performance terá participação do grupo vocal afro-haitiano Vwa San Fwontyè, com canções tradicionais haitianas e africanas no repertório.

10/12 – Histórias de fazer nascer e outros maravilhamentos

Dom, 16h – Contação de histórias com a contadora Marcela de Carvalho. O nascimento de uma criança é motivo para uma boa história contada. Natal é tempo de celebrar os nascimentos! Como disse Guimarães Rosa, “o menino nasceu, o mundo tornou a começar”. Nessa sessão de histórias, entre cantigas e contos, a palavra oral ganha vida e celebra o Natal.

16/12 – A menina da caixa de fósforos

Sáb, 16h – Contação de histórias com o ator e contador Gabriel Sant´Anna. Inspirada no conto original do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, “A menina da caixa de fósforos” é uma contação de histórias adaptada e apresentada com a utilização de instrumentos musicais e adereços diversos. No conto, uma menina tenta vender fósforos na noite de Natal, mas só recebe desprezo e indiferença dos transeuntes, até que decide usar o calor da imaginação para conseguir tudo aquilo que deseja e necessita.

17/12 – 16h – Apresentação Coral Coroá

Coroá, caruá ou coroatá é planta curativa e ornamental, assim como a música. Criado em 2005, o grupo de canto coral Coroá é formado por professores cantores amadores com diferentes profissões, mas principalmente professores universitários das áreas ambiental, educação, história e arte-cultura. Eles se apresentam sob a regência e direção musical da professora, instrumentista, compositora e arranjadora Ignez Perdigão, com assistência de Evelyne Garcia e Ruy de Oliveira. Classificação livre.

Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.

O Museu do Pontal fica na Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -