- Publicidade -

“Casa Caramujo” experimenta múltiplas técnicas de teatro de animação

Publicado em:

“Casa Caramujo” experimenta múltiplas técnicas de teatro de animação (manipulação direta, luva, mímica, teatro negro), abordando de maneira lúdica um dos temas mais delicados para se tratar com crianças e adolescentes: a morte. A peça coloca as crianças em contato com os fatos irreversíveis, no mergulho do desconhecido. Com texto de Gustavo Paso, inspirado por uma narrativa de tradição oral escocesa do século XI, o espetáculo aborda o ciclo da vida, fazendo uma contextualização com simbologias que explicam que a continuidade depende necessariamente do convívio com a morte.

Na peça, Um caramujo resolve tomar uma banho no Rio Perequê (Paraty) e deixar sua casa “esperando” na beira do píer. O que ele não esperava é que houvesse um entrevero que iria resultar na desgraça de sua vida.

Jonas, um menino que morava sozinho com sua mãe, acorda num outro canto da cidadezinha e tem a surpresa de ver que sua mãe está adoentada. Ligeiro como um raio corre até a cidade para buscar um médico. No caminho ele percebe que não está sozinho. Uma senhora de preto então se aproxima e pede informações sobre sua própria mãe. Jonas entende que está de frente para a Dona Morte! Então ele se coloca em posição de ataque e enfrenta a “Dona Morte”. Num movimento rápido ele tira sua foice e consegue ameaçá-la, fugindo dos ataques ela vai ficando incrivelmente pequena… é quando Jonas consegue pegá-la pelo pescoço e aprisioná-la dentro de uma casa de caramujo. É, a casinha do nosso amigo caramujo foi para no fundo do rio Perequê com a morte lá dentro.

Quando Jonas retorna para casa, encontra sua mãe bem, mas, aos poucos, todos os moradores da cidade começam a se deparar com um fato: ninguém consegue mais colher frutos, quebrar ovos, ao pescar os peixes não morrem, as verduras também não saem da terra… todos compreendem que NADA MAIS MORRE.

Aprisionada, a morte deixa de agir e ninguém mais consegue se alimentar, quebrando, assim, o ciclo da vida. O menino então precisa mergulhar no fundo das águas e resgatar a dona morte para a vida voltar ao normal.

Serviço
CASA CARAMUJO
Temporada até 28 de janeiro sempre às 11hs. (sábados e domingos)
Local: Teatro EcoVilla Ri Happy sala Tom Jobim Dentro do Parque Jardim Botânico
R. Jardim Botânico, 1008
Classificação: Indicado para maiores de 06 anos
Ingressos: EVENTIM

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -