- Publicidade -

Mostra de Teatro homenageia mulheres visionárias no CCJF

Publicado em:

A força da mulher brasileira e o poder transformador da poesia são os temas da Mostra de Teatro “Mulheres da Palavra – Ana, Cora e Carolina”, que será apresentada no Centro Cultural Justiça Federal.

Três espetáculos que homenageiam mulheres visionárias compõem o projeto, idealizado pelas atrizes e produtoras teatrais Paula Furtado e Raquel Penner: “Eu, amarelo: Carolina Maria de Jesus” (23 a 25/02), “Tenho Quebrado Copos” (01 a 03/03), criado a partir da obra de Ana Martins Marques, e “Cora do Rio Vermelho”, inspirado na vida e na obra de Cora Coralina (08 a 10/03). Aliás, os três espetáculos são dirigidos por Isaac Bernat, que completa 43 anos de trajetória artística. Além disso, Isaac também será responsável por ministrar a oficina teatral “O Olhar do Griot e o Ofício do Ator” (09 e 10/03), a partir da sua pesquisa sobre o griot africano Sotigui Kouyaté.

A mostra nasceu do desejo de reunir três monólogos femininos de sucesso no circuito teatral que dialogassem entre si. As três artistas homenageadas utilizaram a palavra escrita para falar da sua gente, da sua região e da sua realidade. Juntas, as três formam um trio literário que não apenas conta histórias, mas também revela percepções profundas sobre as relações humanas.

“Falamos sobre mulheres que escrevem e transformam a realidade à sua volta, através da palavra poética”, descreve Raquel Penner. “Ana, Cora e Carolina são mulheres à frente de seus tempos, que, mesmo enfrentando dificuldades e preconceitos – condizentes a épocas e gerações distintas, obviamente – quebraram barreiras com atitudes que marcaram suas obras e servem de inspiração para outras mulheres”, acrescenta Paula Furtado.

O diretor Isaac Bernat conta que a ideia de reunir três importantes escritoras brasileiras com características tão diversas e originais nasceu da vontade de apresentar a riqueza da nossa literatura sob o olhar feminino. “Carolina Maria de Jesus, Cora Coralina e Ana Martins Marques nos fazem visitar o Brasil que grande parte do público desconhece, apesar da genialidade e da beleza das suas escritas”, explica. “Como cantava Elis Regina, “o Brasil não conhece o Brasil”. No entanto, o êxito que temos alcançado com as três peças, que já circulam separadamente pelo Brasil, se deve à graça de contar com três grandes atrizes. Como diretor dos três monólogos me sinto presenteado e honrado quando vejo Cyda Moreno, Raquel Penner e Paula Furtado dizerem, cada uma à sua maneira, as palavras que o Brasil precisa ouvir para ser uma país mais justo, solidário e repleto de poesia. Mulheres de Palavra bebe na fonte destas seis mulheres incríveis para despertar, sensibilizar e encantar o público brasileiro” completa o diretor.

Serviço:
Dias e horários: sexta a domingo, às 19h – Uma peça por semana
23, 24 e 25 de fevereiro: Eu, amarelo: Carolina Maria de Jesus
01, 02 e 03 de março: Tenho Quebrado Copos
08, 09 e 10 de março: Cora do Rio Vermelho
Centro Cultural Justiça Federal: Av. Rio Branco 241 – Centro (Cinelândia)
Classificação de cada: 12 anos (todos os espetáculos)
Ingressos na bilheteria ou https://linktr.ee/mulheresdapalavra2024
—->Todas as apresentações da Mostra terão a presença de intérprete de libras
—-> As apresentações com audiodescrição, realizadas pela empresa Cinema Falado, acontecerão sempre às sextas-feiras.
—->Toda sexta-feira terá debate com o público, com a participação da equipe artística do espetáculo e da palhaça Karla Concá.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -