- Publicidade -

“Abolicionistas Brasileiras”: MAR recebe exposição coletiva em parceria com o Instituto Artistas Latinas

Publicado em:

O Museu de Arte do Rio inaugura exposição “Abolicionistas Brasileiras”, com curadoria de Ana Carla Soler. Na data, o MAR terá entrada gratuita para todas as mostras. A exposição coletiva, realizada em parceria com o Instituto Artistas Latinas, faz parte das comemorações de onze anos do MAR.

Abolicionistas Brasileiras

A série de trabalhos apresentados foi realizada junto à Coleção Japu e traz obras de oito artistas contemporâneas brasileiras inspiradas nas histórias de vida de mulheres que tiveram papéis de destaque e liderança na luta e resistência no processo de abolição da escravização no Brasil.

“Abolicionistas Brasileiras” surge como mais uma tentativa de reintegrar o legado de mulheres que estiveram à frente das articulações que foram alicerces para a abolição da escravatura no Brasil. Esse projeto se desenvolve desde 2023 no âmbito da investigação, realizando o mapeamento das personagens, as pesquisas históricas e fazendo o acompanhamento das artistas no desenvolvimento das obras.

A exposição ocupa a biblioteca do MAR e conta com a participação das artistas Guilhermina Augusti, Renata Felinto, Sheyla Ayo, Stefany Lima, Mariana Maia, Roberta Holiday, Thais Iroko e Thaís Basílio. Abolicionistas Brasileiras é parte da programação artística do Instituto Artistas Latinas, que tem entre suas ações, uma plataforma internacional de mapeamento de artistas contemporâneas em toda a América Latina, atuando como força de inserção de artistas mulheres emergentes no sistema da Arte.

Na exposição, o protagonismo feminino negro durante a luta contra a escravização no Brasil é representado através de personalidades como: Adelina, Anastácia, Aqualtune, Esperança Garcia, Luiza Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis e Maria Tomásia Figueira Lima. A mostra fica em cartaz até 30 de junho.

“Importante e relevante porque ela tem o potencial de visibilizar o protagonismo e a participação das mulheres no processo de luta. As revoltas, lutas e grandes revoluções, que são momentos e marcos importantes de transformação, são sempre muito masculinas, com as mulheres deixadas de lado. Há uma tendência de deixar as mulheres de lado. Quando fazemos uma exposição sobre mulheres negras abolicionistas e a participação delas no processo ativo de luta, trazemos à tona o protagonismo do povo negro na história desse pais, narrando contando e evidenciando esse papel que é de construção social também. As pessoas vieram para ser escravizadas, mas não vieram só trabalhar, elas criaram os meios produtivos, participaram do processo de luta e transformação social. Tudo tem participação negra. E essa mostra tem o potencial de narrar isso a partir do ponto de vista e a participação das mulheres”, destaca Sinara Rúbia, referência na luta anti-racista na Secretaria Municipal de Cultura e diretora do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), outro museu que pertence à Prefeitura do Rio.

Serviço:
“Abolicionistas brasileiras”
Abertura: 09 de março a 30 de junho de 2024
Local: Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR)
Endereço: Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro – RJ
Visitação gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -