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Orquestra Sinfônica Brasileira estreia Série Mundo na Cidade das Artes

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Desde sua concepção, a Série Mundo, da Orquestra Sinfônica Brasileira, vem homenageando compositores e músicos de diversas regiões do Globo. A apresentação que dá partida ao ciclo de concertos da série em 2024 prestigia a riqueza musical e a tradição sinfônica da Rússia. O espetáculo conta com a regência de Javier Logioia Orbe e o solo de piano de Gustavo Carvalho. No programa, uma seleção de obras do conceituado compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.

Neste primeiro espetáculo da Série Mundo de 2024 , a Orquestra Sinfônica Brasileira realiza uma viagem sonora à Rússia, através de obras de um de seus compositores mais representativos: Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 – 1893). Da vasta produção desse mestre romântico – cujo trabalho é marcado por melodias apaixonantes e enorme carga expressiva – serão ouvidos o virtuosístico Concerto para Piano No. 1 e a pungente Sinfonia No. 6, em Si Menor. Quem assume a regência é o maestro Javier Logioia Orbe, e o solista convidado é o talentoso pianista Gustavo Carvalho.

“Sem valor, absolutamente impossível de ser tocado… trechos tão desorganizados, tão desconexos, tão mal escritos, que nem mesmo poderiam ser melhorados; (…) seria melhor se todo o resto fosse destruído”. Quem lê as duras palavras de Anton Rubinstein fora do contexto em que elas foram proferidas jamais imaginaria que elas se referem ao Concerto para Piano No. 1 em Si Bemol Menor de Tchaikovsky. Felizmente, ao invés de descartar a obra, o compositor optou por dedicá-la a outro pianista, Hans von Büllow, que foi responsável pela estrondosa premiére americana. O evento não apenas popularizou o nome de Tchaikovsky nos EUA, mas também firmou a composição no cânone dos concertos para piano. Mesmo os menos iniciados reconhecem de imediato, os primeiros compassos do “Allegro non troppo e molto maestoso”.

Em 1893, 18 anos após compor o seu Concerto para Piano No. 1, Tchaikovsky concluiu aquela que seria sua última sinfonia: a de No. 6, em Si menor, Op. 74. “Nunca em minha vida estive tão contente, tão orgulhoso, tão feliz sabendo que escrevi uma boa peça”, relataria o compositor em carta ao seu editor. Toda essa satisfação e contentamento, no entanto, contrastam profundamente com o teor emocional da obra. Apelidada de “Patética”, a sinfonia é sombria e densa, com episódios de grande carga dramática.

O primeiro movimento – quase duas vezes mais longo que os demais – começa em um tom de resignação que estabelece a aura de toda a obra. Em pleno domínio de suas capacidades imaginativas, o compositor consorcia forma tradicional e conteúdo inovador, manipulando as forças orquestrais em favor de um efeito pungente. No segundo movimento, o pathos cede lugar à ternura, com uma “quase-valsa” (em 5/4) que incorpora a “Canção da Flor” de “Carmen”, uma das óperas favoritas do russo. O “Allegro molto vivace”, por sua vez, é de um entusiasmo triunfante mas oco, o que confere a ele certo acento trágico. A sinfonia termina com um inesperado movimento lento, marcado “Adagio lamentoso”, que conclui a obra em ares fúnebres. O próprio Tchaikovsky regeu a estreia da obra, em 28 de outubro de 1893. Ele morreria 9 dias depois.

SERVIÇO:
Concerto da Série Mundo – Rússia
Dia 20 de março (quarta-feira) – 19h30
Local: Cidade das Artes | Grande Sala (Avenida das Américas, nº5.300 – Barra da Tijuca)
Ingressos pela Sympla

Rota Cult
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Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

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