- Publicidade -

“Debandada” fará apresentação no Sesc Copacabana

Publicado em:

“Debandada” é um espetáculo que traz ao debate a exclusão da sociedade contemporânea e como a vida urbana, não permitindo interagir com o espaço onde a população circula em grande parte do dia e da noite. A montagem faz temporada em espaços do Sesc no Rio e na Baixada Fluminense.

Na visão do Coletivo DeBonde, não há como descolar a exclusão atemporal sem mencionar a relação dos diferentes grupos sociais com os espaços urbanos. Sendo assim, o projeto busca a pausa como uma brecha de contraposição a pressa, para exaltar a importância da relação com a rua para além do lugar de travessia, mas sobretudo de atravessamentos, encontros, esbarrões, afetos, permanências, movimento e vida.

Formado por Amanda Gouveia, Dandara Patroclo, Luana Bezerra, Salasar Junior, Tais Almeida e Wagner Cria, o DeBonde tem como objetivo aproximar a dança do público, dando visibilidade e mais acesso à arte aos seus territórios de origem, que são, em sua grande maioria, áreas periféricas.

“Além de nós, carregamos um bonde de outros profissionais da arte de diversas periferias do Rio de Janeiro e percebemos isso como uma debandada também, um fortalecimento de uma rede. É importante para nós nomear os profissionais que estão conosco, dar voz. E que nós estamos nesse lugar também de idealizadores e pensadores do projeto”, afirmam os artistas.

Kirce Lima, diretora de produção da “Debandada”, ressalta que o espetáculo dialoga com a missão de estar conectado, de estar sempre falando com o povo, com as pessoas periféricas. “Para se ter um projeto que tem uma intervenção urbana dentro do seu cotidiano, que é tão corrido, tão pesado, às vezes você se deparar com uma performance que pode, naquele momento te levar para outro lugar, te trazer uma reflexão, um sentimento, isso conecta cada vez mais a produtora Elabore com os artistas e proponentes”, analisa.

Contemplado no Edital Sesc RJ Pulsar Corpo Negro e produzido pela eLabore.kom, Debandada já realizou apresentações e oficinas em espaços públicos e aparelhos culturais da prefeitura na Zona Norte, Oeste e Centro do RJ. “A proposta atua nas frentes performática, pedagógica e colaborativa, contando com apresentações e residência artística, oficinas para alunos surdos da rede pública de ensino, rodas de conversas e articulação local para cada município apontado”, explica Dandara Patroclo.

SERVIÇO:
Data: 28 de abril
Local:- Sesc Copacabana (R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -