- Publicidade -

Ocupação IBORU apresenta exposição sobre Ogum

Publicado em:

A cantiga que reverencia Ogum, presente na introdução da música “Tambor de Aço”, de Marcelo D2, abre os caminhos para a mostra “ALAKORÔ”, do cenógrafo e artista plástico Sergio Marimba, que entra em cartaz no feriado de São Jorge, acá Ogum, dia 23 de abril, na Ocupação IBORU, centro histórico do Rio de Janeiro.

Sergio Marimba, que já assinou a cenografia de diversos shows de Marcelo D2, como Nada Pode Me Parar e AMAR é para os FORTES, vai apresentar instalações que homenageiam Ogum em assentamentos forjados por ele em ferro e aço. ALAKORÔ é o instrumento utilizado para invocar o Deus do ferro, pertencente ao culto de Ògún, mais precisamente a uma divindade conhecida pelo nome de Akoro um dos filhos de Ògún Alágbède e é utilizado nas Festas Anuais para invocar o Deus do Ferro. Formado por dois sinos em ferro forjado, preso a uma cadeia de elos ou corrente.

A Ocupação IBORU, movimento criado por Marcelo D2 e Luiza Machado em 2023, recebeu mais de 120 mil visitantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O projeto foi um desdobramento do álbum de mesmo nome, apontado pela APCA como um dos melhores do último ano.

Se em 2023, Marcelo D2 e Luiza Machado uniram arte, moda, educação, tecnologia e comportamento sob a batuta deste novo samba tradicional, agora, o foco é ainda mais direcionado à música. Em 2024, a musicalidade do artista assume o protagonismo neste novo espaço, refletindo a contínua busca de Marcelo D2 por experimentações sonoras e compartilhamento de seu processo criativo.

O espaço abrigou esse ano a exposição de fotografia “Linhagem Suburbana” de Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, sob a curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado, e continuará recebendo uma série de eventos e atividades, incluindo ensaios abertos de Marcelo D2 com convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates.

Confira o texto de apresentação da exposição, por Bianca Ramoneda, jornalista, escritora, roteirista e curadora da exposição:

FORÇA, FÉ E FESTA – Três palavras são inseparáveis das criações de Sérgio Marimba: ferro, garimpo e espiritualidade.

Autodidata, formou seu olhar no subúrbio do Rio, sendo cria de Bangu, zona oeste da cidade. Foi nas ruas deste bairro que, em companhia do seu avô, aprendeu sobre garimpos e que seus olhos de menino encontraram no ferro uma conexão que iria acompanhá-lo para o resto da vida. Ele ainda não sabia, mas saberia logo depois: essa conexão vinha de algo bem maior. O mesmo avô que o acompanhou na infância o levou para o caminho da espiritualidade e Marimba descobriu ser filho de Ogum. A costura estava feita e apenas começando.

Daí por diante, o ferro atravessa todas as criações – e não são poucas – desenvolvidas pelo artista ao longo de mais de 40 anos de carreira: cenários para teatro, shows, clipes, alegorias gigantescas para escolas de samba, séries autorais de esculturas, objetos e instalações. E se torna uma assinatura que vai muito além da estética.

Sergio Marimba é um artista do fazer. Um artista de ateliê. Tudo o que ele cria precisa passar por suas mãos, pela habilidade dos dedos, pela força dos músculos, pela delicadeza dos detalhes e pela composição minuciosa de elementos que ele reúne ao longo de uma vida aguardando o momento certo para entrarem em cena. Por isso, suas obras contém e falam sobre o tempo, o gesto, o trabalho.

As ferramentas de Ogum encontram, assim, um paralelo no próprio processo do artista. No fogo que solda, nos instrumentos usados por tantos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país, na ferrugem ocre que fala sobre transformação e permanência. Na solidez da resistência do ferro, elemento do guerreiro sempre pronto pra sua luta incansável. Luta também de um povo aqui representado em sua lida diária.

Arte e espiritualidade, tempo e matéria, significado e imaginação – tudo conta uma história que só se completa com a percepção do público, com o coração aberto de cada um que abre a porta para essa conversa.

É o que desejamos que você encontre neste assentamento que ocupa o “Centro de pesquisa avançada do novo samba tradicional”. Um lugar de encontros. De cantos, de batuques, de memórias e vida. De força, fé e festa. Alakorô, Ogum nosso pai.

Serviço
Cará Residência Artística apresenta ALAKORÔ – Uma exposição de Sérgio Marimba
Local: Ocupação IBORU (Endereço: R. Sete de Setembro, 43 – Centro)
Período: De 23 de Abril a Junho
Horário: Terça a Sábado, das 11h às 19h
Programação gratuita, por ordem de chegada e sujeita a lotação
Confira a programação completa no Instagram do artista – @marcelod2

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -