- Publicidade -

“Me Chama de Alyce” no Teatro Cândido Mendes

Publicado em:

Durante o mês de maio, o Teatro Cândido Mendes recebe a comédia “Me Chama de Alyce”, espetáculo original produzido e encenado por artistas independentes da Baixada Fluminense. O espetáculo traz uma linguagem jovem, leve e divertida abordando a pressão familiar que jovens enfrentam em relação à escolha da carreira profissional.

A dramaturgia e a direção do espetáculo são assinadas, respectivamente, por Thaisa Gonçalves e Andy, duas artistas de São João de Meriti. Thaisa explica que a inspiração para “Me Chama de Alyce” foram seus próprios conflitos pessoais: “levei muito tempo para entender e assumir que meu sonho profissional era trabalhar com arte. Deixei que pessoas da minha família opinassem exageradamente na minha escolha de carreira e cheguei a iniciar um curso acadêmico em uma área completamente diferente só para cumprir expectativas de terceiros. As personagens protagonistas vivem exatamente o mesmo dilema. O dilema que também é vivido pela grande maioria dos jovens que estão na fase de profissionalização”, explica.

Andy ressalta que “Me Chama de Alyce” é um espetáculo necessário não só pelo seu enredo, mas, principalmente, pelo contexto em que foi desenvolvido: “essa temporada é uma conquista da cena periférica. Somos artistas da Baixada Fluminense entrando em cartaz em um teatro histórico na Zona Sul do Rio de Janeiro. A trajetória do projeto conversa muito com o próprio roteiro do espetáculo, que enfatiza a importância de estar em uma carreira profissional que preencha, genuinamente, seus desejos pessoais. Nosso desejo pessoal é fazer arte. ‘Me Chama de Alyce’ existe porque tivemos a coragem de buscar a realização dos nossos próprios sonhos. Trabalhar com arte não é fácil. Trabalhar com arte nascendo na periferia é ainda mais difícil. Mas fizemos nossa escolha. Agora estamos aqui, prestes a iniciar uma temporada bem longe de casa”, conta a diretora.

“Me Chama de Alyce” gira em torno de 4 jovens alunos do último ano do Ensino Médio enfrentando as ansiedades, angústias, dúvidas e os medos característicos da faixa etária. Enquanto lidam com a pressão familiar para serem “alguém na vida”, os alunos vivem um momento de auto descobertas entendendo quais são seus próprios sonhos pessoais.

No espetáculo, Ana Alyce e Beatriz estão no último ano do Ensino Médio e lidam diariamente com a exigência em casa por um ótimo desempenho escolar. Enquanto tentam agradar seus pais com notas excelentes na escola, as jovens também buscam, com muita angústia, escolher uma faculdade que os encha de orgulho. Além de discutir a questão da escolha profissional, o espetáculo também passeia por outras temáticas típicas da juventude, como a descoberta da própria orientação sexual, o bullying e o anseio por se sentir validado e incluído.

Serviço:
Quando: Dias 5, 12, 19 e 26 de maio, sempre às 17 horas.
Onde: Teatro Cândido Mendes (Rua Joana Angélica, 63. Ipanema).
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre.
Ingressos: Sympla.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -