- Publicidade -

“O Futuro das Profissões” na Casa Firjan

Publicado em:

A exposição “O Futuro das Profissões” desembarca na Casa Firjan. Na bagagem, uma reflexão: o futuro não é mais o mesmo, tampouco as profissões e os modos de trabalhar. Nesse contexto, após temporada de seis meses no museu SESI Lab, em Brasília, e mais de 170 mil visitantes, agora chegou a hora da Casa Firjan propor ao público que desafie a própria visão sobre o tema.

A primeira exposição temporária autoral do SESI Lab, museu 100% interativo, possui cinco módulos que exploram a diversidade e a necessidade constante de aprender, presentes na maioria das trajetórias profissionais. A exposição é composta por depoimentos, projeção original exibida em formato de vídeo, tótens com depoimentos sobre a importância do conhecimento e da formação, e um quiz interativo para descoberta de profissões do futuro – instalação vencedora na categoria “Media: Education and Mediation” no Festival F@IMP 2023, do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

O tema alerta para problemas e expectativas, mas também exalta potencialidades e oportunidades do presente que continuarão nos próximos anos. “Longe de ser um exercício de futurologia, a exposição se propõe, de forma lúdica, interativa e em diálogo com linguagens contemporâneas, a ser um espaço que estimule a imaginação e a reflexão crítica sobre o porvir do trabalho e das profissões. Esse é um projeto criado com o compromisso de informar e inspirar”, ressalta Claudia Ramalho, superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI).

Com uma proposta não cronológica, que conecta passado, presente e futuro, a exposição aborda aspectos da história recente para compreender o contexto e os problemas atuais do mundo do trabalho. A mostra também apresenta potencialidades atuais que continuarão a aparecer nos próximos anos.

“O mundo do trabalho está se transformando e as profissões e as formas de trabalhar estão sendo intensamente impactadas, especialmente por conta das inovações tecnológicas recentes, como a inteligência artificial generativa. Essas discussões sobre novas alternativas de ofícios, empreendimentos e renda estão constantemente no radar da Casa Firjan. Por isso, faz todo sentido envolvermos a sociedade nesse debate promovido pela exposição”, destaca Cristiane Alves, gerente geral de Desenvolvimento e Inovação Empresarial da Firjan.

A expografia do projeto é assinada por Daniela Thomas, Felipe Tassara e Stella Tennenbaum. Ao trio de renome internacional coube o desafio de interpretar propostas da curadoria, assinada pelo SESI Lab e pela Expomus, em diálogo com a equipe multidisciplinar responsável pelo planejamento da exposição. “Esse é um projeto muito caro para nós, porque ele foi realizado exatamente do jeito que acreditamos que os melhores trabalhos acontecem: em grupo”, destaca Daniela Thomas. “O assunto da exposição é muito duro, muito difícil, realmente pode ser pesado. Então, a gente tentou compensar isso com cor e uma sensação de leveza”, explica a cineasta, diretora teatral, dramaturga, iluminadora, cenógrafa e figurinista brasileira.

Serviço:
Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo)
Horário de visitação à exposição: terça a domingo: 9h às 19h (entrada encerrada às 18h30)
Entrada gratuita
www.casafirjan.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -