- Publicidade -

Soraya Ravenle revisita Dolores Duran no Teatro Firjan Sesi

Publicado em:

Soraya Ravenle revisita as canções da compositora Dolores Duran (1930-59), um dos maiores nomes da MPB. O show conta com a participação do cantor e violinista Alfredo Del Penho e tem direção de Denise Stultz. O repertório promete matar a saudade de grandes clássicos da célebre sambista como “Castigo”, “Fim de caso”, “A noite do Meu Bem” e “Estrada do Sol”.

Soraya estuda a obra da compositora desde 1999, quando ganhou o Prêmio Shell de Melhor Atriz pela sua performance no aclamado musical sobre a trajetória de Dolores.

“O musical sobre sua obra mudou o rumo da minha vida. É uma alegria especial, voltar a interpretar suas canções e contar um pouco da sua história, que é fundamental para a música brasileira,” comenta Soraya.

Dolores Duran é atemporal e merece todas as homenagens. Ela foi uma mulher preta que ousou ser compositora numa época em que esse era um território masculino. Até aquele momento, apenas Chiquinha Gonzaga havia alcançado um lugar de reconhecimento nacional.

Ela abriu caminho para todas as mulheres artistas. Sua obra foi e continua sendo muito gravada, tamanha beleza e importância. Suas músicas continuam atuais, sua capacidade de improviso e versatilidade como intérprete marcaram a história da MPB. Dolores influenciou Lenny Andrade com o seu uso da técnica scat singing (recurso vocal usado por cantores de jazz).

Suas melodias encantam pela sofisticação e se popularizaram pelas letras diretas, coloquiais e pelas poderosas imagens poéticas. Vale lembrar o trecho “as flores na janela, sorriam cantavam por causa de você…” – do inesquecível clássico em parceria com Tom Jobim. Felizmente sua obra será homenageada novamente.

Adiléia da Silva Rocha, Dolores Duran, foi intérprete e compositora grandiosa. Faleceu aos 29 anos e sua obra como compositora foi quase toda criada nos últimos três anos de vida. Seus estudos foram até a 4ª série primária, o que não a impediu de aprender música e diversas línguas em livros, revistas, e na noite. Seu talento foi revelado aos dez anos, no programa de calouros de Ary Barroso. Ela interpretou a música “Vereda Tropical” e tirou nota máxima. A partir deste momento, não parou mais.

Serviço
Data: 29 de maio / Horário: 19h.
Teatro Firjan Sesi Centro (Av. Graça Aranha, 1 – Centro)
Ingressos na bilheteria

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -