- Publicidade -

“Vivência Brincante” será apresentada gratuitamente no Largo do Machado 

Publicado em:

A Eslipa – Escola Livre de Palhaço encerra as atividades do quarto módulo do curso de 2024, com a apresentação de “Vivência Brincante”, obra inédita criada em conjunto pela artista e professora Maria Gomide (palhaça Minha Flor), integrante da Cia Carroça de Mamulengo, do Ceará, e os alunos da Eslipa.

O curso reúne 30 palhaços e palhaças de todo o Brasil e da América Latina, com patrocínio da Extensão UFRJ e do Lab Cultura Viva e apoio Cultural do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, do Espaço Travessia e da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.

“Durante uma semana, os alunos do instituto vão vivenciar atividades com elementos da cultura popular na busca de se aproximar da arte dos brincantes. O espetáculo vai apresentar músicas e personagens populares inspirados no reisado, assim como o repertório de cada artista que integra a sensacional turma da Eslipa 2024”, conta Maria Gomide.

A Eslipa, escola aberta em 2012, tem como objetivo fortalecer a linguagem e a poética da palhaçada e da brincadeira no Brasil e na América Latina. Para isso, oferece formação, qualificação e aperfeiçoamento da arte da palhaçada e da brincadeira, com aulas e atividades gratuitas. Em 2024, as atividades serão realizadas durante uma semana por mês (de segunda a domingo) em módulos ao longo de nove meses. Os cursos serão ministrados por grandes mestras e mestres da arte da palhaçada e da brincadeira, como Biribinha, Cibele Matheus, Maria Gomide, Richard Riguetti, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Lili Castro, Fran Marinho, Junio Santos, Jessé Cabal, Junior Mello, Fabiano Freitas, Ermínia Silva, Daniel Lopes, Anthony Brito, Chicho, Vanda Jaques, Edmilson Santini, Walter Kohan, João Leite, Aline Bernardi, Vitor Pordeus, Ricardo Pavão e Michel Robin.

“É uma alegria voltar a termos um curso presencial, que não tínhamos desde a pandemia”, comemora Richard Riguetti. “Nossa arte acompanha as discussões da sociedade, então as pautas identitárias serão bastante trabalhadas nos módulos e nos espetáculos pelos nossos mestres. Além disso, a nossa seleção de participantes vai buscar a diversidade”, acrescenta.

Serviço:
Vivência Brincante, com a artista Maria Gomide e alunos
Datas: 25 e 26/05, às 17h.
Largo do Machado (praça)
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -