- Publicidade -

FESTU chega à sua 14ª edição

Publicado em:

Com a missão de incentivar e estimular jovens artistas que estão adentrando no mercado e pretendem seguir carreira teatral, o “FESTU – A Festa do Teatro” é uma oportunidade imperdível. O festival chega à sua 14ª edição cumprindo com maestria o intuito de revelar e fomentar novos talentos, e neste ano está de casa nova, com 16 esquetes selecionadas se apresentarem ao público, sempre com entrada gratuita.

O FESTU tem o intuito de dar oportunidade a jovens estudantes mostrem suas criações, troquem experiências, ganhem visibilidade entre seus pares, conheçam profissionais renomados, testem suas obras com o público e, claro, concorram ao prêmio de patrocínio para seus projetos.

Ao todo, foram inscritos 173 grupos universitários de sete Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul e Pará, com esquetes de 10 a 12 minutos, onde 67 passaram para a segunda fase. Em uma audição criteriosa, o diretor artístico do Festival, Felipe Cabral, e a bicampeã do FESTU na categoria Melhor Atriz, Julia Stockler, tiveram a árdua e emocionante missão de escolher somente 16 esquetes para as Mostras Competitivas. Dentre as selecionadas estão as que tocam em circunstâncias sociais, como uma homenagem às trabalhadoras dos barracões das escolas de Samba; críticas à remoção de famílias na Vila Autódromo; peculiaridades da vida de atores migrantes de outros estados para o Rio de Janeiro; e o universo da capoeira e da palhaçaria.

“O público irá se emocionar com as narrativas e os corpos diversos que ocuparão esta edição. Os jovens cada vez mais querem falar sobre suas realidades, suas questões, suas vivências, suas angústias, seus sonhos e transformar suas vozes em teatro. Sempre com muito humor, afeto, ironia, amor, música, dança, canto e gritos de denúncia”, observa Felipe Cabral.

“O Festival mostra à plateia e aos jurados que o jovem universitário tem muito a oferecer ao nosso teatro, e que nós precisamos estar atentos às gerações de artistas que se formam todo ano. Oferecendo a premiação em forma de patrocínio, colocamos dois novos grupos a cada ano entrando em cartaz profissionalmente com um espetáculo inédito. Em outras edições tivemos integrantes que, a partir desses trabalhos, foram indicados, por exemplo, ao Prêmio Shell de Teatro, uma das maiores premiações nacionais da área. O FESTU diz ‘sim’ a estes novos artistas, dá espaço para que eles se experimentem, criem e ganhem confiança para seguir com suas pesquisas. Muitas companhias de teatro surgiram a partir de nosso festival e é sempre uma satisfação e alegria ver quem já passou pelo FESTU ganhando os palcos e alçando novos voos para além do festival”, declara Felipe.

Grandes nomes do teatro brasileiro já participaram como jurados, como Wolf Maia, Zezé Polessa, Lília Cabral, Milton Gonçalves, Babu Santana, Malu Galli, Marília Pêra, Jéssica Ellen e Renata Carvalho. E este ano não será diferente: artistas que já fizeram parte do FESTU como concorrentes, em edições anteriores, irão participar da banca de júri, como é o caso de Matheus Macena, que ganhou como Melhor Ator do 6º FESTU e, profissionalmente, na mesma categoria no 34º Prêmio Shell de Teatro pelo musical “Los Hermanos – Musical Pré-Fabricado”.

Dentre os outros tantos que têm frutificado seu trabalho estão Ricardo Rocha (vencedor do último Prêmio Shell na categoria Melhor Cenografia e vencedor do FESTU em 2017 como Melhor Esquete); Clarisse Dessaune (atriz que vem se destacando no cenário carioca com o espetáculo “O caminho de volta”); Clayton Nascimento (criador do premiado espetáculo “Macacos” e vencedor do Prêmio Shell como Melhor Ator); Alitta (primeira atriz trans preta a ser indicada ao Prêmio Shell pelo espetáculo “Chega de saudade”); Ana Paula Brasil (diretora de responsabilidade social da TV Globo); Michel Melamed (ator, poeta e diretor de teatro); MiwaYanagizawa (atriz e diretora, vencedora do 34º Prêmio Shell de Melhor Direção por “Anastácia”) e Nathalia Ponto Cruz(atriz e roteirista).

SERVIÇO:
14ª EDIÇÃO DO FESTU – A Festa do Teatro
Data: 28, 29 e 30 de junho
Horário: Sexta e Sábado às 19h e Domingo às 17h
Local: Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcino Guanabara, n° 17 – Cinelândia
Classificação:Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -