- Publicidade -

MUHCAB recebe exposição em celebração aos 20 anos do projeto Tecnomacumba

Publicado em:

A exposição “Cantos, Cores e Telas – Tecnomacumba de Rita Benneditto pelo traço de Fernando Mendonça” marca a reinauguração do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira – MUHCAB, localizado na Região Portuária do Rio de Janeiro.

Em celebração aos vinte anos do projeto Tecnomacumba, com curadoria do artista visual e músico Cabelo Cobra Coral, a exposição reúne quinze obras em tela e chapa acrílica do multiartista maranhense, criadas durante os shows da cantora.

Tecnomacumba é um marco na carreira de Rita Benneditto. É uma intervenção cultural e um manifesto de brasilidade que há 20 anos vem encantando plateias no Brasil e em outros países, como Hungria, França e no Senegal. No repertório, pontos e rezas ligados às religiões de matrizes africanas mesclados a clássicos da MPB, de autores como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jorge Ben, em que entidades símbolos da nossa fé são louvados e evocados, com arranjos modernos, em roupagem eletrônica. Tudo isso apresentado de forma inovadora e criativa, com produção arrojada, ganhando de vez as pistas do mundo.

Amigo e parceiro de Rita dos tempos que moravam em São Luís, no Maranhão, Fernando Mendonça e Rita Benneditto se reencontraram no Rio, onde escolheram morar e mantêm, até hoje, uma forte ligação de irmandade artística, presente desde a estreia do show Tecnomacumba, em 2003. Fernando é responsável pela primeira identidade do projeto ao pintar a imagem da Cabocla Jurema, guia mestra do Tecnomacumba.

O processo, intitulado live paiting, consiste na criação das obras ao vivo no palco, simultaneamente às apresentações da cantora. A ideia partiu de Rita que percebeu a importância de registrar imagens dos deuses e deusas da mitologia africana, presentes no repertório do show, sendo pintados enquanto entoava seu cântico sagrado a eles. “O transe que acontece durante o show é muito forte e pulsa nos corações de todos presentes, e o fato de ter um artista plástico, uma cantora e a plateia, condensando toda essa energia em canto, cores e telas, cria uma atmosfera divina que envolve a todos e, que hoje pode ser contemplada permanentemente nessa exposição”, destaca Rita.

A exposição acontece de de 29 de junho a 28 de julho, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira – MUHCAB fica na Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Tel.: (21) 2233-7754 / 98234-9368

O projeto Tecnomacumba ganha segunda temporada da exposição no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica a partir de 07 de setembro no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica. Com curadoria do artista visual e músico Cabelo Cobra Coral, a mostra celebra os 20 anos do icônico projeto Tecnomacumba e estará em cartaz até o dia 05 de outubro de 2024.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -