- Publicidade -

Rhyshy Soriani no Centro Cultural Memorial Getúlio Vargas

Publicado em:

O Centro Cultural Memorial Getúlio Vargas recebe a exposição “Metamorfose”, primeira individual de Rhyshy Soriani, prestes a completar 80 anos de vida. A exposição, que integra o calendário de eventos do G20, apresenta 45 obras da artista, que transitam entre o abstrato e o figurativo, refletindo sua conexão com a espiritualidade e suas experiências pessoais.

A poética da artista é enraizada em sua experiência pessoal, particularmente na área da saúde e no cuidado das emoções. Ao longo das décadas, Rhyshy desenvolveu uma crença obstinada no poder criativo do ser humano como instrumento de transformação pessoal e social. Suas obras emergem de um contexto íntimo, onde cada elemento formal ou cromático é carregado de significados e sentimentos.

Autodidata, Rhyshy Soriani utiliza uma ampla gama de materiais em suas criações, desde tintas, colas e cerâmicas até plásticos, vidros, couro, madeiras e metais. Seu trabalho é uma exploração contínua da diversidade pictórica, buscando criar formas e imagens que integrem o todo, refletindo um equilíbrio transformador das energias que fomentam a vida.

“Metamorfose” é uma imersão no processo da alma. Através de suas obras, Rhyshy Soriani rompe com o casulo opressor das mesmices e mergulha na liberdade das formas e cores. A exposição é um testemunho do “criativo ousar” da artista, que transita entre a dor e a cura, transformando experiências de vida em arte viva.

“Poderíamos afirmar que Metamorfose é, enfim, um ato deliberado de amor incondicional à vida, uma partilha de sensibilidades cultivadas por muitos anos, fragmento de amor e cuidado que não pode se dissipar. O convite para cada um de nós é que estejamos abertos para estabelecer um vínculo ativo com as obras, deixar com que cada pintura nos toque sensivelmente, promovendo uma Metamorfose em nossas consciências e possibilitando o crescimento individual e coletivo de todos que passarem por esta exposição”, descreve Shannon Botelho, no texto crítico da exposição.

A exposição está dividida em três eixos principais: abstrações geométricas, abstrações líricas e figurações. Cada obra representa um momento significativo de transformação na vida da artista, fazendo da “Metamorfose” uma jornada visual de renascimento e descoberta. Segundo o dicionário Michaelis, metamorfose significa uma transformação rápida e intensa, geralmente da forma. Para Rhyshy Soriani, essa transformação é o fio condutor que une vida e obra, colocando em diálogo experiências acumuladas, afetos e esperanças.

Serviço:
Exposição “METAMORFOSE”
Abertura: 23 de junho até 04 de agosto de 2024
Visitação: Quarta-feira a domingo | 10h às 17h
Local: Centro Cultural Memorial Getúlio Vargas
End.: Praça Luís de Camões, s/n, subsolo, Glória – Rio de Janeiro.
Entrada gratuita
Classificação Livre
O local não possui acessibilidade.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -