- Publicidade -

Teatro Odylo Costa, filho, na UERJ, recebe Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem

Publicado em:

O Teatro Odylo Costa, filho, na UERJ, será palco de mais uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Sob a batuta do regente Anderson Alves, a orquestra executará um programa que homenageia o classicismo e o romantismo, com obras de Jean Sibelius e Ludwig Van Beethoven.

Um contraste curioso se estabelece entre as duas obras que serão ouvidas neste concerto. De um lado, o poema sinfônico Finlândia, de Jean Sibelius, que na sua concisão esbanja riqueza melódica e colorido orquestral; do outro, a Sinfonia No. 7 de Ludwig van Beethoven, que ao longo de quatro movimentos opera com uma certa economia de padrões rítmicos. As duas composições, no entanto, guardam algo em comum: uma carga expressiva intensa, cujo escopo emocional vai do lúgubre ao jubiloso.

A primeira versão do poema sinfônico Finlândia data de 1899. Àquela altura, Jean Sibelius já era considerado o maior compositor nacional pelos seus compatriotas. A obra, que foi escrita especialmente para um protesto contra a censura do império russo, se mostrou um êxito imediato, o que levou o seu autor a revisar a partitura, atribuindo-lhe o nome pelo qual ela é hoje conhecida. O sucesso, porém, não se restringiria ao solo finlandês: graças aos esforços da Filarmônica de Helsinque, que apresentou a composição em sua primeira turnê internacional, Finlândia conquistou o mundo, projetando o nome de Sibelius globalmente.

Surpreende que Ludwig van Beethoven tenha escrito algumas de suas obras mais radiantes durante períodos de duras turbulências em sua vida pessoal. É esse o caso da segunda obra do programa – a Sinfonia em Lá Maior, Op. 92 –, concebida em um momento no qual a surdez do compositor se agravava radicalmente. De caráter luminoso e enérgico, a obra lança mão de recursos rítmicos imaginativos, com reiterações de forte apelo dramático.

SERVIÇO:
OSB Jovem na UERJ
Dia 13 de junho (quinta-feira) – 19h / 26 de julho (sexta-feira), às 19h
Local: UERJ | Teatro Odylo Costa, filho (R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã,

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -